Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

IBGE: Vendas no varejo têm maior queda para outubro desde 2008

Índice recuou 0,9% frente ao mês anterior, mas as vendas cresceram na comparação com 2016, e o saldo em 12 meses é positivo pela primeira vez desde 2015

Por Da redação
Atualizado em 13 dez 2017, 11h11 - Publicado em 13 dez 2017, 10h14

As vendas no varejo recuaram 0,9% em outubro na comparação com setembro, segundo divulgou o IBGE nesta quarta-feira. É a maior baixa para o mês desde 2008 neste tipo de comparação.

Apesar da queda sobre o mês anterior, o resultado em outubro foi 2,5% maior do que o mesmo período do ano passado, e o comércio acumula alta de 1,4% no ano. Também, em 12 meses, houve avanço de 0,3%, a primeira alta nesse tipo de comparação desde abril de 2015.

A gerente da Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, Isabella Nunes, diz que a comparação em 12 meses mostra uma tendência de recuperação das vendas em 2017. Uma hipótese para a queda em outubro na comparação com setembro é que, como os fundamentos da economia como emprego e inflação estão melhores neste ano que em 2016, pode ter havido postergação de compra de itens para novembro, mês da Black Friday, pela expectativa de grandes descontos. “As famílias tem poder de compra maior neste nao, elas podem planejar melhor as compras”, explicou Isabella à VEJA.

Continua após a publicidade

Em relação a setembro, houve queda em cinco das oito atividades pesquisadas pela instituição. As principais baixas aconteceram em artigos de uso pessoal e doméstico (-3,5%), tecidos, vestuário e calçados (-2,7%) e móveis e eletrodomésticos (-2,3%). “Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com variação 0,3%, recua após sequência de seis taxas positivas, período que acumulou ganho de 5,3%”, diz o IBGE em nota.

Na outra ponta, cresceram as vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,4%) e combustíveis e lubrificantes, além de livros, jornais, revistas e papelaria, ambos com variação de 2,4%.

No varejo ampliado — classificação que inclui material de construção e automóveis, houve queda de 1,4% sobre setembro. O recuo é resultado da baixa em veículos, motos, partes e peças (-1,9%) e material de construção (-1,0%), segundo o IBGE.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.