Honda quer transferir produção local para os EUA, diz jornal japonês
Hoje, parte dos carros vendidos para o mercado americano é produzida no México e Canadá; empresa não confirmou as informações

A fabricante japonesa de carros e motos Honda tem planos de transferir para os Estados Unidos a sua produção de veículos voltados para o país, que hoje são fabricados e exportados do México e do Canadá, de acordo com o jornal japonês Nikkei. A decisão seria uma reação à elevação de barreiras comerciais promovida pelo presidente dos EUA, Donald Trump, o que inclui uma tarifa de 25% para todos os veículos e autopeças exportados para o país. A Honda não confirmou as informações.
O plano da Honda, de acordo com o Nikkei, é ampliar em 30% a sua produção local nos Estados Unidos. Atualmente, a empresa produz internamente 70% dos veículos que vende no mercado americano, trazendo o restante dos dois países vizinhos. As indústrias instaladas no bloco se beneficiam há décadas do Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, em inglês), versão modernizada no antigo Nafta que permite comercialização de produtos finais entre os três países com tarifa zero.