Haddad se diz confiante na aprovação da reforma do IR, mas aberto a mudanças no texto
Ministro afirmou que o debate no Congresso deve ganhar tração após o feriado prolongado

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira 15 que o governo está confiante na aprovação da reforma do Imposto de Renda, já enviada ao Congresso. O projeto prevê isenção para quem ganha até 5.000 reais por mês e maior tributação sobre rendas acima de 50.000 reais. Para Haddad, a proposta tem força porque escancara distorções e impõe um “constrangimento moral” ao sistema atual.
Apesar da confiança, ele afirmou que a equipe econômica está aberta a sugestões que melhorem o texto – mas reforçou que, até agora, nenhuma proposta alternativa foi apresentada. “Dá para melhorar? Claro. Tem ideia melhor? Até agora não apareceu. Se tiver, a gente encampa. Isso aqui não é sobre paternidade”, afirmou Haddad durante participação ao vivo no programa Sem Censura, da TV Brasil.
Segundo o ministro, o debate no Congresso deve ganhar tração após o feriado prolongado. O relator do projeto é o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Haddad destacou ainda que o governo trabalhou por um ano na elaboração da proposta, o que reforça, segundo ele, a convicção de que essa é a melhor alternativa para tornar o sistema mais justo.