Haddad diz que Lula faz esforço além do possível para cortar gastos
Haddad disse que tem confiança em Galípolo e na diretoria do Banco Central e voltou a dizer que já esperava a alta dos juros

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o presidente Lula tem feito um grande esforço para ajustar as contas públicas enquanto lida com pressões de diferentes setores. “O maestro dessa orquestra, o presidente, tem recebido esses insumos todo e, na minha opinião, ele está processando da maneira para além do possível. Está fazendo um esforço realmente grande de coordenar os poderes, as ações, para conseguir os melhores objetivos”, afirmou, em entrevista à Globonews, nesta quinta-feira, 20.
Haddad mencionou resistências de empresários, trabalhadores e da própria classe política, além de destacar a atuação do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, a quem chamou de “muito sério” e tecnicamente preparado. Haddad disse que tem confiança em Galípolo e na diretoria do Banco Central. Ele voltou a dizer que já esperava a alta dos juros. “Nós não esperávamos um cavalo de pau do Galípolo. Ele tem um compromisso com a coerência das medidas do BC para cumprir o seu mandato. Qual seja: trazer a inflação para a meta.”
Sobre os projetos econômicos, o ministro destacou o avanço da proposta de reforma do Imposto de Renda e garantiu que não haverá prejuízo na arrecadação de estados e municípios. Ele também comentou a expectativa para a tramitação no Congresso, em um momento em que o governo negocia a aprovação do Orçamento de 2025.
Segundo pesquisa Genial/Quaest, 58% dos agentes avaliam sua atuação como negativa, ante 24% em dezembro. Já a avaliação de Lula também teve queda, com 88% do mercado considerando seu trabalho ruim.