Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

‘Guerra comercial’ faz Fitch reduzir previsão do PIB global em 2019

Agência cortou projeção para o crescimento da economia mundial para 3,1%. Em maio, número era de 3,2%

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 21 set 2018, 10h39 - Publicado em 21 set 2018, 10h25

A agência de classificação de risco Fitch reduziu sua projeção para o crescimento da economia global em 2019 para 3,1%. Em maio, a previsão era de um PIB global de 3,2%. O corte, segundo o relatório da agência, reflete as atuais políticas comerciais dos Estados Unidos.

“A guerra comercial agora é uma realidade”, afirmou Brian Coulton, economista-chefe da Fitch. Segundo ele, as tarifas impostas pelo governo de Donald Trump sobre 200 bilhões de dólares em produtos chineses terão um impacto no crescimento. Além disso, os riscos de baixa aumentaram. Especificamente no crescimento da China, a agência projeta avanço de 6,1% no próximo ano, quando em maio esperava 6,3%.

Apesar dos ajustes, a perspectiva para o crescimento global segue “forte”, com expectativa de crescimento de 3,1% neste ano, após avanço de 3,2% em 2017, diz a Fitch. A agência alerta, contudo, que o crescimento está se tornando menos equilibrado e menos sincronizado. A Fitch revisou em baixa suas projeções para as economias emergentes.

No caso dos EUA, ela espera agora crescimento de 2,9% em 2019, quando antes projetava 2,8%. Já na zona do euro, a previsão para o crescimento no ano atual foi reduzida, de 2,3% para 2,0%.

Continua após a publicidade

Brasil

Segundo a Fitch, as eleições no Brasil serão cruciais para determinar o ritmo, escala e natureza dos futuros aspectos fiscais e reformas estruturais no país. “Sem reformas sustentadas, os déficits fiscais continuarão altos e desacelerará a dinâmica da dívida pública, pesando ainda mais na confiança mais ampla da atividade”, ressaltou a agência.

De acordo com o relatório, os resultados do pleito definirão o cenário de médio prazo para a política econômica e fiscal.

Um Congresso fragmentado e potenciais dificuldades na formação de uma coalizão legislativa viável são apontados como algumas das incertezas que o Brasil poderá viver. “Alguns dos principais candidatos pertencem a partidos menores, o que pode aumentar os desafios no trabalho com o novo Congresso”, destacou a Fitch.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.