ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Governo lança IPI Verde e cria benefício fiscal para carros menos poluentes nesta quinta

Benefício fiscal do programa Carro Sustentável deverá incluir modelos como Onix, HB20, Mobi e Kwid

Por Ana Paula Ribeiro 9 jul 2025, 14h09

O governo federal vai lançar nesta quinta-feira, 10, o IPI Verde, nova fórmula de cálculo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor automotivo, e o programa Carro Sustentável, benefício tributário que será concedido para a fabricação brasileira de veículos mais baratos e menos poluentes.

As iniciativas que estimulam o menor impacto ambiental serão divulgadas em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin.

O IPI Verde está previsto na Lei do Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover) e leva em conta critérios como emissão de poluentes, eficiência energética, segurança veicular, potencial de reciclagem e origem da produção para a definição do tributo. Essa regra vai valer para carros nacionais e importados.

Já o Carros Sustentável oferecerá isenção total de IPI para os veículos que atenderem a um conjunto de requisitos técnicos e ambientais, entre eles baixa emissão de gases poluentes, potência, fabricação no Brasil e presença de materiais recicláveis. Devem fazer parte os modelos Onix, da Chevrolet; Argo, Cronos e Mobi, da Fiat, e o Hyndai HB20 e o Renault Kwid. Esses veículos têm alíquotas entre 5,27% e 10%.

A expectativa do governo é que a redução do IPI seja repassada integralmente ao consumidor, independentemente de ser pessoa física ou jurídica. Para facilitar esse repasse, a redução do imposto é feita diretamente na cobrança e não por meio de geração de créditos tributários.

O governo não informou qual será a renúncia fiscal. A justificativa é que essas reduções serão compensadas com a elevação de tarifas dos modelos mais poluentes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

7

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.