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Fraude do INSS: governo reembolsou 98,5% dos aposentados que aderiram ao acordo

Ao todo, 2.430.737 beneficiários do INSS podem aderir ao acordo para receber de volta dinheiro descontado indevidamente

Por Camila Pati Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 8 ago 2025, 08h43

Até esta quinta-feira, 7, 1.666.378 aposentados e pensionistas  do INSS haviam aderido ao acordo para receber de volta o dinheiro descontado indevidamente, e 98,5% deles já receberam o ressarcimento diretamente na conta onde recebem o benefício.

Ao todo, 2.430.737 beneficiários podem aderir. Desses, 68,6% já formalizaram a solicitação e praticamente todos receberam o valor, pago de forma integral, corrigido pela inflação e sem necessidade de apresentar documentos ou informar dados bancários. “Cerca de 700 mil pessoas já podem aderir. Quem ainda não fez isso, não deixe o valor para trás. Assinou o acordo, em três dias o dinheiro cai na conta do benefício”, disse o presidente do INSS, Gilberto Waller.

Podem aderir os segurados que contestaram descontos indevidos e não tiveram resposta em até 15 dias úteis, ou que sofreram descontos entre março de 2020 e março de 2025, sem precisar recorrer à Justiça. Quem entrou com ação judicial também pode participar, desde que ainda não tenha recebido os valores. Nesses casos, o INSS pagará 5% de honorários advocatícios para ações individuais ajuizadas até 23 de abril de 2025.

Como solicitar a devolução

A adesão é gratuita e pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente em mais de 5 mil agências dos Correios, mas não pela Central 135.

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Desde o início da ação, foram registradas 5,1 milhões de contestações, sendo 59% pelo Meu INSS, 28,8% nos Correios e 7,3% pela Central 135. Outras 254 mil contestações foram feitas de ofício pelo instituto, para proteger beneficiários em situação de vulnerabilidade, como idosos acima de 80 anos, indígenas e quilombolas.

Nova fase de ressarcimento

O INSS também vai abrir nova fase para ressarcir segurados que tiveram descontos com base em assinaturas falsificadas apresentadas por entidades. Atualmente, 1.068.046 pedidos ainda estão em análise e os beneficiários serão notificados para decidir se aceitam a documentação ou se contestam por falsidade ideológica.

O instituto reforça que não envia links, SMS ou mensagens solicitando dados, nem cobra taxas. Toda a comunicação é feita pelo aplicativo Meu INSS, site gov.br/inss, Central 135 ou agências dos Correios.

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