ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Fed sinaliza que taxa de juros atingiu ou está próxima do seu ‘pico’

O banco central americano reconheceu a desaceleração da economia, mas momento exato para iniciar cortes nos juros permanece incerto

Por Luana Zanobia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 Maio 2024, 16h37 - Publicado em 4 jan 2024, 12h07

O banco central dos Estados Unidos, o Federal Reserve (Fed), reconheceu a desaceleração da atividade econômica no país em consequência da alta dos juros, no patamar entre 5,25% a 5,50%, e sinalizou em sua última ata que a taxa de juros atingiu ou está próxima do seu ‘pico’.

Embora tenham notado uma desaceleração, as autoridades ressaltaram que a inflação e o crescimento no emprego permaneciam em patamares elevados, apesar de terem suavizado ao longo do ano. A taxa de desemprego continuava baixa, conforme destacado no documento.

Na reunião de dezembro, as autoridades do Fed demonstraram convicção de que a inflação estava sendo controlada, apontando para a redução dos “riscos altistas” e preocupações sobre os danos potenciais de uma política monetária excessivamente restritiva à economia. No entanto, deixaram a porta aberta para possíveis apertos adicionais, caso julguem necessário.

A taxa de juros de referência permaneceu estável na faixa de 5,25% a 5,50%, com projeções indicando uma possível redução de 0,75 ponto percentual ao longo de 2024. O momento exato dessa redução permanece como a grande incógnita para os mercados e economistas no início de 2024.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.