‘Expectativa é seguir crescendo 2 dígitos por ano’, diz presidente da SGL Brasil
Scan Global Logistics do Brasil (SGL) se apresenta pela primeira vez ao mercado desde que adquiriu a Blu Logistics Brasil em setembro de 2024

A multinacional dinamarquesa Scan Global Logistics (SGL) se apresenta oficialmente ao mercado do Brasil nesta semana. Após a aquisição da Blu Logistics Brasil, concluída em setembro de 2024, a companhia — que é uma das maiores do mundo em agenciamento de carga e operações logísticas — faz sua estreia no país sob a nova identidade durante uma das maiores feiras de logística e comércio exterior do mundo, a Intermodal South America. O evento começa nesta terça-feira, 22, em São Paulo, vai até quinta-feira, 24, no Anhembi.
Sob o comando de Gabriel Carvalho, presidente da SGL Brasil, a empresa tem 300 funcionários no país e aposta em um modelo de negócios baseado em atendimento próximo, soluções personalizadas e inteligência comercial para disputar espaço entre os gigantes do setor. “Estamos celebrando a integração e prontos para expandir a nossa posição no Brasil, principalmente em rotas com a Europa e América do Norte”, afirma o executivo.
Nos últimos dois anos, a multinacional tem crescido rápido na América Latina, entrando em novos países e comprando outras empresas para fortalecer sua presença na região. A aquisição da Blu Logistics mostra o apetite da empresa pelo mercado brasileiro: com crescimento de 27% em 2022 e 47% em 2023, a Blu registrou receita de 570 milhões de reais em 23 e e se consolidou como a segunda maior em volume de importações marítimas no país. A expectativa do executivo é que a SGL Brasil possa continuar sua expansão na mesma velocidade.
A Scan Global já é a maior empresa de logística atuando no Brasil?
Ainda não somos a maior em volume. Mas, sem dúvida, a Scan Global Brasil já nasce como um player relevante, posicionado entre os maiores movimentadores de carga marítima do país, tanto na importação quanto na exportação. Esse título de “maior” nunca foi uma obsessão para a gente. Nosso foco está em ser o melhor.
Qual é a expectativa de crescimento da empresa no país?
Globalmente, a SGL movimentou 550 mil TEUs (sigla em inglês para Twenty-foot Equivalent Unit, a unidade padrão que representa um contêiner de 6 metros de comprimento) em 2024, entre importação e exportação, segundo nosso relatório anual publicado pela matriz na Dinamarca. Isso nos coloca entre os maiores operadores logísticos do mundo. Com a presença agora fortalecida no Brasil, a expectativa é seguir crescendo a dois dígitos por ano, sempre de forma sustentável e com visão de longo prazo.
O que diferencia a empresa das demais no mercado?
Temos um DNA muito claro: atendimento próximo, serviço personalizado e soluções desenhadas caso a caso, para cada cliente. Isso nos diferencia. E, em termos de volume, já temos escala suficiente para acessar os melhores valores de mercado e garantir competitividade aos nossos clientes — que é o que mais importa pra gente.
Qual o investimento previsto para o Brasil?
Não divulgamos números específicos por país, mas é público que a Scan Global Logistics tem sido um dos principais consolidadores do setor no mundo. Já realizamos dezenas de aquisições nos últimos anos — e esse ritmo deve continuar. A aquisição da Blu Brasil reforça que o país está no radar estratégico da companhia. Queremos ser também um consolidador no Brasil e na América Latina, com foco em crescimento de longo prazo e geração de valor para os nossos clientes e parceiros.