Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Executivo da Audi é preso na Alemanha por fraude na emissão de poluentes

Principal nome da marca de luxo da Volkswagen foi detido nesta segunda-feira; investigação que tem como alvo cerca de 20 pessoas

Por Estadão Conteúdo Atualizado em 30 jul 2020, 20h17 - Publicado em 18 jun 2018, 09h39

Executivo-chefe da Audi, marca de luxo da Volkswagen, Rupert Stadler foi preso nesta segunda-feira, 18, no âmbito da investigação de seu papel no escândalo de fraudes em testes de emissão de poluentes nos carros a diesel da montadora alemã, conhecido como ‘dieselgate’.

A prisão, a primeira de um membro do conselho executivo da Volkswagen no caso, ocorre uma semana após promotores em Munique acrescentarem o nome de Stadler a uma lista de suspeitos na investigação que tem como alvo agora cerca de 20 pessoas.

Um porta-voz da Volkswagen confirmou a prisão de Stadler, mas se recusou a dar detalhes, citando que há uma investigação em andamento e acrescentando apenas que o executivo ainda tem a presunção de inocência.

A prisão ocorreu horas antes de que o conselho supervisor da Volks se reunisse para uma apresentação de seus advogados sobre a investigação dos executivos e de funcionários da Audi, segundo fontes ligadas ao assunto.

Em comunicado nesta segunda-feira, os promotores disseram que Stadler foi detido porque havia o risco de que ele interferisse nas investigações. Um juiz em Munique deve determinar nesta segunda-feira se ele seguirá na prisão, à espera do julgamento.

Continua após a publicidade

Em 2015, a Volkswagen admitiu que fraudou quase 11 milhões de veículos a diesel para conseguir passar em testes de emissão, inclusive com modelos da Audi. Em 2016, a Audi foi parte de um acordo mais abrangente fechado entre a Volks e o governo dos EUA. A Volkswagen admitiu ser culpada por enganar clientes nos EUA e aceitou pagar cerca de 25 bilhões de dólares de multa.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.