Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Estácio derruba decisão que impedia demissão de 1.200 professores

Foi a segunda liminar que a Estácio derrubou contra as demissões de professores

Por Da redação
Atualizado em 19 dez 2017, 14h29 - Publicado em 18 dez 2017, 19h03

O juiz José Geraldo da Fonseca, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (Rio), derrubou a decisão concedida na semana passada que suspendia as 1.200 demissões de professores do Grupo Estácio em todo o país. Foi a segunda cassação de liminar que suspendia os cortes.

A decisão da semana passada havia sido dada em ação movida pelo Ministério Público do Trabalho do Rio (MPT-Rio). A anterior tinha sido movida pelo Sindicato dos Professores do Rio.

Em sua decisão, o juiz questiona o ajuizamento de duas ações com o mesmo pedido. “Há um acréscimo ou outro de pouca relevância e que serve, se tanto, para justificar o ajuizamento de “ação nova”, que não esconde o propósito de buscar uma outra decisão que satisfaça à expectativa que a parte tem de que a lide se resolva segundo a sua vontade”, escreve ele.

O juiz também questiona o argumento da ação do MPT-Rio de que as demissões levaram em conta o critério de idade. “É forçoso crer no argumento da impetrante: se o Ministério Público do Trabalho aceita a versão da mídia de que cerca de 1.200 professores seriam dispensados, mas ouviu e avaliou a rescisão de 102 professores, então a impetrante estaria dispensando ou pretendendo dispensar apenas 8,5% de seu quadro. A “discriminação por idade”, portanto, não seria a base de sua intenção de enxugar quadros, já que somente teria atingido 8,5% do efetivo”, escreveu o magistrado.

Sobre as demissões, a Estácio informou antes que “promoveu uma reorganização em sua base de docentes” no fim do segundo semestre letivo. “O processo envolveu o desligamento de profissionais da área de ensino do grupo e o lançamento de um cadastro reserva de docentes para atender a possíveis demandas nos próximos semestres”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.