“Energia economizada na reciclagem de latas pode abastecer Goiás por um ano”, diz Renato Paquet
Secretário executivo da Recicla Latas conta como o Brasil se tornou referência mundial na logística reversa de latinhas
Toda embalagem é reciclável. Separou a comida, separou o lixo do banheiro, todo o resto vai para a coleta seletiva. E não precisa lavar ou enxaguar as embalagens, pois a indústria vai fazer esse processo de qualquer jeito. Essas e outras dicas sobre como separar corretamente o lixo reciclável são apresentadas por Renato Paquet, secretário-executivo do Recicla Latas, a entidade gestora de reciclagem de latas de alumínio no Brasil.
Paquet também conta como o Brasil se tornou referência mundial na logística reversa de latinhas. Mais de 95% retorna ao mercado na forma de novas latas, um índice que a indústria deve manter em compromisso firmado com o Ministério do Meio Ambiente. Dessa forma, o setor de economia circular contribui para atingir as metas climáticas do Acordo de Paris e para sua implementação, que vai ser discutica na COP30, em Belém (PA), em novembro. Isso porque a reciclagem de uma latinha representa uma economia de 95% da energia necessária para produzir uma embalagem nova de alumínio. “Só no ano passado, o Brasil reciclou 395.000 toneladas de latinhas, gerando uma economia de energia suficiente para abastecer o consumo doméstico de eletricidade do estado de Goiás durante um ano”, diz Paquet.
Em entrevista ao VEJA+Verde, o secretário-executivo do Recicla Latas também explica os motivos para o Brasil ainda estar tão atrasado na reciclagem de outros materiais, como plástico, vidro e papel, cujo índice está na casa dos 3%, apenas, e sobre a importância dos catadores e das cooperativas nesse setor.
O Veja+Verde, conduzido pelo editor Diogo Schelp, traz empresários, personalidades, gestores públicos e especialistas para apresentar suas visões e soluções sobre um dos maiores desafios para a sobrevivência da humanidade: conciliar desenvolvimento econômico e social com preservação do meio ambiente.
Em sua primeira temporada, o Veja+Verde tem como principal mote as discussões que serão levadas por governos, empresas e organizações ambientais para a COP30.
Para assistir às entrevistas do Veja+Verde, acesse o streaming VEJA+ no portal de VEJA, o canal da marca no YouTube ou suas redes sociais.
Confira as 30 companhias ganhadoras da edição ‘Top 30 Melhores Empresas do Brasil’
Lula mantém popularidade, mas perde terreno entre eleitores independentes
‘Fiquei frustrado, mas mérito dele’, diz goleiro que levou gol do príncipe William no Maracanã
MapBiomas lança ferramenta inédita para monitorar a recuperação de áreas degradadas no Brasil
Em segundo dia no Rio, príncipe William visita Ilha de Paquetá







