Embratel e Unimed fecham parceria para migrar cooperativas para a nuvem da AWS
Objetivo é que as 340 cooperativas migrem para o novo contrato com a Embratel, a fim de capturar sinergias e baratear custos com armazenamento de dados

A Embratel e a Unimed do Brasil fecharam uma parceria para incentivar que as 340 cooperativas da operadora de planos de saúde migrem para a nuvem da Amazon Web Services (AWS). O acordo reforça o projeto “Sinergia Unimed”, um dos que compõem o plano diretor de tecnologia e inovação da Unimed do Brasil. Atualmente, cada cooperativa que atua sob a bandeira da Unimed possui autonomia administrativa e financeira. O ecossistema conta com 118 000 médicos e 18 milhões de beneficiários.
O objetivo da parceria com a Embratel e dos demais projetos que compõem o Sinergia é uniformizar alguns procedimentos para que os cooperados obtenham ganhos de escala. “Queremos que os fornecedores enxerguem o sistema Unimed como uma única empresa e que as negociações sejam feitas de forma centralizada”, explica Maurício Cerri, superintende de tecnologia e inovação da Unimed do Brasil. “Com um foco maior na convergência e na sinergia, podemos reduzir custos para os cooperados”.
Segundo Cerri, as iniciativas já implantadas pelo Sinergia economizaram até agora 90 milhões de reais, quando os contratos fechados são comparados aos que as cooperativas conseguiriam, se negociassem de forma isolada com os fornecedores.
A parceria com a Embratel pretende baratear o custo de armazenamento de dados das unidades da operadora de saúde espalhadas pelo país, além de oferecer acesso a novos serviços e tecnologias, como banco de dados, análise, machine learning, inteligência artificial e internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). “Além disso, fomentamos o uso de IA Generativa por meio do nosso Programa Nacional de Inteligência Artificial e, para 2025, temos certeza que as soluções da AWS, como data lakes e modelos de machine learning, trarão grandes possibilidades de análises de dados em larga escala e soluções de IA para todos os cooperados e empresas de tecnologia do Sistema Unimed”, diz Cerri.
O embrião da iniciativa foi um acordo fechado entre a operadora de telecomunicações com a Seguros Unimed, a seguradora do grupo. Desde então, a ideia foi encampada pela Unimed do Brasil, que passou a negociar um contrato que fosse atraente para outras unidades. “A proposta que customizamos para a Unimed parte da adoção de soluções em cloud sob demanda para preparar o sistema para a transformação digital, reduzindo custos operacionais e oferecendo ferramentas que sejam de fácil implementação para todas as unidades de negócio, independentemente de onde estiverem”, afirma Adriano Rosa, diretor executivo da Embratel.
“A ideia é que cada cooperativa possa ter acesso à gama de soluções adotadas pela Unimed do Brasil e contratar os serviços diretamente no portal, de forma simplificada, sem burocracia, com benefícios que se materializam no dia a dia”, acrescenta Rosa.
Segundo o executivo, a migração para a nuvem da AWS é rápida, mesmo para as cooperativas que ainda não possuem uma conta. A expectativa, de acordo com Cerri, da Unimed, é que pelo menos metade das cooperativas migrem para o contrato com a Embratel no ano que vem.