Protesto bloqueia av. Paulista e queima o ‘pato da Fiesp’
Manifestantes protestam contra reforma trabalhista e governo Temer
Por Ricardo Bunduky
Atualizado em 30 jun 2017, 22h38 - Publicado em 30 jun 2017, 17h06
Manifestantes protestam contra reforma trabalhista e governo Temer (Ricardo Bunduky/VEJA.com)
Continua após publicidade
Manifestantes se reúnem em frente ao Masp nesta sexta-feira para o protestar contra as reformas trabalhista, da Previdência e o governo Temer. Eles pedem a saída do presidente e a convocação de eleições diretas.
Organizado por centrais sindicais e movimentos sociais, como MTST e as Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, o protesto bloqueia os dois sentidos da av. Paulista: Consolação e Paraíso. A previsão é que os manifestantes saiam em passeata pela rua da Consolação até chegar em frente ao prédio da Prefeitura, onde haverá uma manifestação contra João Doria.
Manifestantes queimam o boneco de um pato amarelo na Avenida Paulista, dia de paralisação parcial contra as reformas trabalhista e da Previdência – 30/06/2017 (ADRIANA TOFFETTI/A7/Estadão Conteúdo)
Por volta das 17h45, os manifestantes queimaram um pato de papel amarelo, símbolo da campanha que a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) fez contra o aumento de impostos durante a gestão Dilma Rousseff.
Há bandeiras da CUT e dos sindicatos municipal e estadual dos professores (Sinpeem e Apeoesp), CTB, Intersindical e Sindicato dos Químicos.
Continua após a publicidade
Por enquanto, o clima é de festa, com músicas nacionais tocando nos altos falantes, como “Admirável Gado Novo”, de Zé Ramalho, e ambulantes vendendo camisetas e faixas de cabeça com a inscrição “fora Temer”. As camisetas custam de 20 a 30 reais, dependendo do modelo.
Lideranças partidárias participam da manifestação, como o deputado Ivan Valente (PSOL) e Carlos Zarattini (PT).
1/18 Manifestantes se reúnem no centro do Rio de janeiro para protestar contra o governo de Michel Temer. Os manifestantes pedem a saída do presidente e a convocação de eleições diretas - 30/06/2017 (Ricardo Moraes/Reuters)
2/18 Manifestantes se reúnem no centro do Rio de janeiro para protestar contra o governo de Michel Temer. Os manifestantes pedem a saída do presidente e a convocação de eleições diretas - 30/06/2017 (Pilar Olivares/Reuters)
3/18 Manifestação no Centro do Rio de Janeiro contra o Governo de Michel Temer - 30/06/2017 (Pilar Olivares/Reuters)
4/18 Manifestantes se reúnem na avenida Paulista, região central da cidade, para mais um dia de protesto contra as reformas trabalhista e da Previdência propostas pelo governo do presidente Michel Temer e por eleições diretas - 30/06/2017 (Bruno Santos/Folhapress)
5/18 Manifestantes se reúnem na avenida Paulista, região central da cidade, para mais um dia de protesto contra as reformas trabalhista e da Previdência propostas pelo governo do presidente Michel Temer e por eleições diretas - 30/06/2017 (NELSON ALMEIDA/AFP)
6/18 Manifestantes queimam o boneco de um pato amarelo na Avenida Paulista, dia de paralisação parcial contra as reformas trabalhista e da Previdência - 30/06/2017 (ADRIANA TOFFETTI/A7/Protegido: Estadão Conteúdo)
7/18 Forças militares reforçam segurança no Congresso Nacional devido a protestos contra as reformas do governo Temer, em Brasília - 30/06/2017 (Sergio LIMA/AFP)
8/18 Membro do Movimento dos Sem-Teto protesta contra reformas propostas pelo Governo Temer, em São Paulo - 30/06/2017 (Nacho Doce/Reuters)
9/18 Policiais tentam apagar barricada em chamas feita por manifestantes durante protesto contra as reformas econômicas propostas pelo presidente Michel Temer em São Paulo. (Victor Moriyama/Getty Images)
10/18 Policiais desarmam barricada feita por manifestantes durante protesto contra as reformas econômicas propostas pelo presidente Michel Temer nesta manhã em São Paulo. (Nacho Doce/Reuters)
11/18 Policiais da Força Nacional patrulham uma entrada da Esplanada dos Ministérios antes do protesto contra as reformas econômicas propostas pelo presidente Michel Temer, em uma greve geral nacional organizada por sindicatos contra uma revisão das regras trabalhistas e de pensão em Brasília. (Ueslei Marcelino/Reuters)
12/18 Forças militares reforçam segurança no Congresso Nacional devido a protestos contra as reformas do governo Temer, em Brasília - 30/06/2017 (Ueslei Marcelino/Reuters)
13/18 Policiais entram em confronto com manifestantes do Movimento dos Sem-Teto durante protesto contra as reformas econômicas propostas pelo presidente Michel Temer em São Paulo. (Nacho Doce/Reuters)
14/18 Forças militares reforçam segurança no Congresso Nacional devido a protestos contra as reformas do governo Temer, em Brasília - 30/06/2017 (Ueslei Marcelino/Reuters)
15/18 Policiais desarmam barricada feita por manifestantes durante protesto contra as reformas econômicas propostas pelo presidente Michel Temer nesta manhã em São Paulo. (Nacho Doce/Reuters)
16/18 Membros do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MTST) ocupam o aeroporto de Congonhas como forma de protesto contra as reformas propostas pelo Governo Temer, em São Paulo - 30/06/2017 (Leonardo Benassatto/Reuters)
17/18 Policiais apagam barricada em chamas feita por manifestantes durante protesto contra as reformas econômicas propostas pelo presidente Michel Temer nesta manhã em São Paulo. (Nacho Doce/Reuters)
18/18 Forças militares reforçam segurança no Congresso Nacional devido a protestos contra as reformas do governo Temer, em Brasília - 30/06/2017 (Ueslei Marcelino/Reuters)
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.