Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Elon Musk sabe algo sobre o Bitcoin que nós não sabemos

Um tuíte do homem mais rico do mundo, fundador da Tesla e da SpaceX, foi suficiente para fazer disparar as cotações da criptomoeda

Por Josette Goulart Atualizado em 30 jan 2021, 13h10 - Publicado em 29 jan 2021, 16h46

O que Elon Musk e Jack Dorsey, o fundador do Twitter, estão sabendo que nós não sabemos? Os dois mudaram hoje suas biografias no Twitter e publicaram a hashtag #Bitcoin em seus perfis. O poder de Elon Musk de influenciar comportamentos já é conhecido. Outro dia ele só escreveu Signal em sua conta no Twitter e de repente o  aplicativo rival do WhatsApp era o mais baixado nas lojas de apps. Não foi diferente nesta sexta-feira, 29. A cotação do bitcoin disparou 17% logo no começo da manhã só por conta da alteração da conta de Musk. O dono da Tesla e da SpaceX ainda publicou um tuíte enigmático que, em tradução livre, diz: “Em retrospecto, era inevitável”. Já o fundador do Twitter também dá pistas do que está querendo dizer com sua nova Bio quando deu um like no tuíte de um usuário da sua rede: “GameStop mudou o jogo, #Bitcoin vai acabar com ele.”

O movimento dos dois tuiteiros celebridade acontece apenas dois dias depois de usuários de um fórum da rede social Reddit, o #WallStreetBets, terem se organizado para derrubar os ganhos de grandes fundos de hedge americanos. Os investidores atuaram em conjunto para comprar ações da GameStop, uma empresa varejista que vende video games e que perdia valor por conta da concorrência digital. Com a compra em massa das ações, a cotação subiu e fundos que apostavam fortemente contra a empresa perderam bilhões.

A gritaria dos fundos foi imensa, acusando os pequenos investidores de manipulação de preços, desconsiderando o fato de eles mesmos fazerem apostas bilionárias contra empresas. A plataforma Robinhood, usada por esses investidores pessoas físicas, chegou a proibir que seus clientes comprassem ações da GameStop e de outras empresas visadas como a Blackberry, que começaram a subir também por conta de movimentos coordenados de pequenos investidores.

Continua após a publicidade

Nesta sexta-feira, o Robinhood foi além e proibiu a compra da Dodecoin, uma criptomoeda que nasceu de um meme de internet e é a queridinha de Elon Musk. Até mudar sua bio para #bitcoin ele se autointitulava CEO da Dode. Em poucos dias, a Dodecoin subiu mais de 500% com o movimento dos pequenos investidores. Muita gente ficou milionário com o movimento. Políticos começaram a se envolver no caso. A deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez questionou os motivos de a Robinhood impedir seus investidores de comprar determinados ativos. Se os fundos de hedge podem apostar livremente contra empresas, por que os pequenos investidores não podem salvá-las?

O recado que esses investidores individuais parecem estar dando é que eles também têm poder para mudar o jogo e ninguém pode pará-los. Foi assim que muitos entenderam também o movimento público de Elon Musk. “O homem mais rico do mundo entendeu o Bitcoin. Se você tem suas próprias chaves. Ninguém pode interromper a negociação. E ninguém pode impedir seus botões de compra ou venda. Você decide. Eles podem restringir o Bitcoin. Mas ninguém pode realmente pará-lo”, disse o analista de um desses sites para pequenos investidores. Agora especula-se se o próximo passo de Musk será converter 1% do balanço patrimonial da Tesla em Bitcoin.

As autoridades europeias parecem não gostar muito da criptomoeda. “Quem investe em Bitcoin tem de estar preparado para perder todo o seu dinheiro”, disse Gabriel Makhlouf, membro do conselho administrativo do Banco Central Europeu, à Bloomberg TV nesta sexta. A criptomoeda é um “ativo altamente especulativo”, também disse a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde,  neste mês. Hoje o Bitcoin está valendo 35.167 dólares, já com a alta impulsionada pelo tuíte de Musk. Em reais, é pouco menos de 200 mil reais. A criptomoeda chegou a ultrapassar o valor de 40 mil dólares no fim do ano passado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.