Dólar encerra em alta de olho em Trump e ‘payroll’ nos EUA; Ibovespa opera em baixa
Declarações de Trump sobre novas tarifas, balanço da Amazon e do Bradesco movimentam mercado de câmbio e bolsa no dia

Em dia de ajuste para diminuir a exposição dos portfólios ao risco, o dólar voltou a fechar em alta na sessão desta sexta-feira, 7, com avanço de 0,50%, cotado a R$ 5,79. Alinhado ao desempenho, o Ibovespa, principal índice da B3, fechou em baixa de 1,27%, em 124.619 pontos.
No cenário internacional, as declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre uma nova rodada de tarifas globais deixou os investidores em modo de espera. Segundo o republicano, novas tarifas recíprocas a vários países deverão ser anunciadas na próxima semana — uma nova escalada nos conflitos comerciais após México, Canadá e China entrarem no foco do embate.
Os investidores também acompanharam no dia a divulgação do chamado “payroll”, o relatório de emprego e desemprego dos EUA. O documento indicou que a taxa de desemprego do país caiu para 4%, com a criação de 143 mil vagas de emprego — abaixo do esperado por analistas, que era de 169 mil. Isso pode representar uma desaceleração do mercado de trabalho americano, o que, em tese, teria efeito positivo para a desaceleração da inflação.
Os dados do “payroll”, porém, não foram capazes de trazer alívio à renda variável americana ao longo do dia. Entre as notícias negativas está o balanço da Amazon, que informou ontem à noite ter registrado lucro líquido de 20 bilhões de dólares no quarto trimestre de 2024 – aumento de 88% em relação ao mesmo período do ano anterior. Embora os dados tenham sido bem recebidos pelo mercado, a expectativa é de que as vendas da empresa desacelerem em 2025, enquanto os gastos com infraestrutura para inteligência artificial devem se expandir.
Como resposta ao balanço, os papéis da Amazon registram queda de 1,38% hoje, após um recuo de mais de 4% no pós-mercado ontem. Os três principais índices de Wall Street têm queda.
Já no mercado doméstico, os investidores começaram o dia de bom humor devido ao anúncio dos números do Bradesco, que teve lucro líquido de 5,402 bilhões de reais no quarto trimestre do ano passado, alta de 87,7% em relação ao mesmo período de 2023. Ao longo do dia, porém, o Ibovespa deu sequência a um movimento negativo.