ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Dia das Mães: 46% pretendem voltar a comprar presente em 2018

De acordo com as buscas na internet, na data comemorada no dia 13 de maio os internautas também devem presentear com roupas, flores e chocolates

Por Redação Atualizado em 24 abr 2018, 17h14 - Publicado em 24 abr 2018, 16h34

Para o Dia das Mães, que neste ano será celebrado em 13 de maio, já é possível perceber o comportamento dos consumidores de acordo com pesquisas realizadas no Google. A data, que é festejada sempre no segundo domingo de maio, é considerada, pelo varejo, a melhor do primeiro semestre. Neste ano, por causa da Copa do Mundo da Rússia, o comércio tem motivo em dobro para comemorar as vendas na primeira etapa do ano.

O Brasil tem hoje 67 milhões de mães e, segundo o Google, 72% dos usuários de internet celebram a data. Das pessoas que não compraram presente no ano passado, 46% pretendem gastar em 2018. De acordo com os entrevistados, 17% vão presentear esposas, 15% avós e 14% sogras. As filhas também serão agraciadas (5%). 

A maioria dos pesquisados pretende comprar perfumes e cosméticos, seguido por roupas, flores e chocolates, sendo os homens os mais propensos a dar esse tipo de produto, assim como eletroportáteis e smartphones.

        Cerca de 70% das mães acessam a internet, número nunca antes registrado. Quando perguntadas sobre quais presentes elas desejam comprar nos próximos meses, os smartphones e TVs apareceram na lista de dez mais.

        O comércio on-line pode comemorar, pois quem deseja comprar pela internet está disposto a pagar um tíquete médio 14% maior. Entretanto, dados do Waze mostram que, em 2017, requisições para lojas físicas no aplicativo de localização cresceram 43%, sendo 46% para lojas de beleza, 30% para moda e 15% para shoppings.

        Continua após a publicidade

        Há os que se programam antes, ou seja, que começam a pesquisar com cerca de um mês de antecedência, mas o pico das buscas por presentes é na semana anterior à data.

        Outro tipo de busca que cresce é por serviço, principalmente antes e durante o evento. Em 2017, as pesquisas por salões de beleza tiveram aumento de 57%. Já o interesse por restaurantes subiram 26%, serviços de SPAs 23% e passagens áreas 17%.

        No ano passado, houve melhora no consumo na data. Em comparação às vendas de 2016, o crescimento foi de 16% no e-commerce e 4% no total do varejo.

        Publicidade

        Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

        Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

        Digital Completo

        Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
        Apenas R$ 5,99/mês*
        ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

        Revista em Casa + Digital Completo

        Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
        Receba a revista em casa a partir de 10,99.
        a partir de 10,99/mês

        *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
        Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

        PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
        Fechar

        Não vá embora sem ler essa matéria!
        Assista um anúncio e leia grátis
        CLIQUE AQUI.