Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Desemprego cai para 7,6% e população ocupada bate recorde

Taxa de desemprego em trimestre encerrado em outubro é a menor desde 2014

Por Felipe Erlich Atualizado em 30 nov 2023, 10h27 - Publicado em 30 nov 2023, 10h26

A taxa de desemprego recuou para 7,6% no trimestre móvel encerrado em outubro, como apontado pela última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta quinta-feira, 30, pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Trata-se do menor índice de desemprego para o período desde 2014, quando esse era de 6,7%.

A população ocupada cresceu 0,9% no trimestre móvel, ultrapassando pela primeira vez a marca de 100 milhões de pessoas e estabelecendo um novo recorde para a série histórica, iniciada em 2012. Estima-se que 100,2 milhões de brasileiros estão ocupados, tendo algum tipo de trabalho.

A taxa de desemprego estava em 7,9% no trimestre encerrado em julho, assim tendo recuado 0,3 ponto percentual. Já o contingente de brasileiros desocupados recuou 3,1%, ou em 261 mil pessoas, chegando a 8,3 milhões de desocupados no país — o menor desde o trimestre encerrado em abril de 2015.

São considerados desempregados pela Pnad pessoas de 14 anos ou mais que procuram uma ocupação, mas não encontram oportunidade de trabalho. A pesquisa abrange não apenas o mercado formal, mas também o informal.

Frente ao trimestre encerrado em outubro de 2022, a taxa de desemprego foi reduzida em 0,7 ponto percentual, antes estando em 8,3%. Já o contingente de pessoas desocupadas recuou 8,5% na comparação anual, com menos 763 mil pessoas desocupadas.

A última edição da Pnad Contínua também apontou para um contingente de 3,4 milhões de pessoas desalentadas, ou seja, que desistiram de procurar trabalho, compondo parte de 66,6 milhões de pessoas que estão fora da força de trabalho.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.