Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Desemprego cai e atinge 13 milhões de pessoas, diz IBGE

A taxa de desemprego no trimestre encerrado em setembro foi de 12,4%, queda de 524.000 no número de desocupados diante dos três meses anteriores

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 20h36 - Publicado em 31 out 2017, 09h13

O índice de desemprego caiu para 12,4% (ante 13%) no trimestre encerrado em setembro, atingindo 13 milhões de pessoas. Foi a menor taxa registrada no ano. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad Contínua), divulgados pelo IBGE nesta terça-feira. O resultado indica queda de 524.000 pessoas no total de desempregados em relação ao trimestre encerrado em junho, segundo a pesquisa.

Com relação ao mesmo período do ano passado, a taxa de desemprego subiu 7,9% entre os meses de julho e setembro (939.000 desempregados a mais). No trimestre encerrado em setembro de 2016, o número de desempregados era de pouco mais de 12 milhões de pessoas.

O IBGE havia divulgado que o número de empregados era de 13,1 milhões de pessoas no trimestre encerrado em agosto. A instituição, contudo, não considera adequado fazer a comparação de trimestres com encerramentos em meses distintos.

Informalidade

A redução no desemprego, como nos meses anteriores, segue sendo puxada pelo aumento no emprego informal. Enquanto o número de trabalhadores do setor privado com carteira assinada avançou 1,8% em relação ao trimestre anterior, o número de trabalhadores informais teve alta de 2,7% sobre o trimestre terminado em junho, segundo o IBGE.

Para o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, a queda no emprego formal indica a piora do mercado de trabalho nos últimos anos. “Na comparação com o mesmo período de 2014, o Brasil perdeu 3,4 milhões de empregos com carteira de trabalho assinada”, disse.

Continua após a publicidade

Rendimento

O rendimento médio dos trabalhadores foi de 2.115 reais no trimestre encerrado em setembro de 2017. O valor foi considerado estável em relação aos rendimentos médios registrados no trimestre anterior e no mesmo período do ano passado, segundo o IBGE.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.