Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

CPI pede indiciamento de altos executivos do Itaú e Safra por fraudes

Relatório da Câmara Municipal de São Paulo acusa bancos de sonegação de impostos

Por Da Redação 6 dez 2019, 01h33

Em relatório final divulgado nesta quinta-feira 5, a CPI da Câmara Municipal de São Paulo que investiga indícios de sonegação fiscal cometida por bancos pediu que o Ministério Público indicie altos executivos do Itaú e do Banco Safra por “suposta prática de crime contra a ordem tributária, organização criminosa e falsidade ideológica”.

No caso do Itaú, é requerido o indiciamento de 97 diretores, incluindo integrantes do conselho de administração, entre eles os co-presidentes Pedro Moreira Salles e Roberto Setubal. No Banco Safra, há a solicitação de indiciamento de 13 membros do conselho, incluindo o atual presidente, Alberto Corsetti.

O relatório aponta suposta sonegação de cerca de 4 bilhões de reais do Itaú nos últimos cinco anos ao transferir parte de seus negócios para Poá, município na Grande São Paulo. O Safra teria se favorecido de prática similar – transferindo o endereço da empresa para Poá – e assim supostamente sonegada, entre 2014 e 2016, uma quantia de 14,9 milhões de reais.

Continua após a publicidade

Por meio de suas assessorias de imprensa, as duas empresas negaram as acusações. “O Banco Safra reforça seu compromisso com a ética e refuta a prática de qualquer ilegalidade”, afirmou a instituição.

“O Itaú Unibanco lamenta profundamente e repudia com vigor as conclusões do relatório final da CPI em andamento na Câmara Municipal de São Paulo, que são falsas e incoerentes. A presença histórica do Itaú em Poá é incontestável. O banco manteve operações de cartão de crédito e leasing neste município por cerca de 30 anos, com estrutura de pessoal, espaço físico e tecnologia compatíveis com as atividades lá realizadas. O banco decidiu estruturar essas operações em Poá em razão do incentivo fiscal oferecido pela cidade na época, o que é totalmente legal e comumente praticado por empresas dos mais diversos setores no País”, declarou o Itaú.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.