Consumo das famílias volta a crescer após dois anos de queda
O governo adotou em 2017 medidas que injetaram recursos na economia, ampliando o poder de consumo das famílias
O consumo das famílias subiu 1% em 2017 ante 2016. Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A volta do brasileiro às compras pode ser explicada por uma série de fatores, como inflação sob controle, juros em queda, retomada do crédito e desaceleração do desemprego.
Além das questões econômicas, o governo adotou medidas que injetaram recursos na economia, ampliando o poder de consumo das famílias. Esse foi o caso da liberação do FGTS das contas inativas e redução da idade para saque das cotas do PIS/Pasep.
No quarto trimestre de 2017, o consumo das famílias subiu 0,1% ante o terceiro trimestre do ano. Na comparação com o quarto trimestre de 2016, o consumo das famílias mostrou alta de 2,6%.
O consumo do governo, por sua vez, caiu 0,6% em 2017 ante 2016. No quarto trimestre de 2017, esse indicador subiu 0,2% ante o terceiro trimestre do ano. Na comparação com o quarto trimestre de 2016, o consumo do governo mostrou queda de 0,4%.
(Com Estadão Conteúdo)
Lula mantém popularidade, mas perde terreno entre eleitores independentes
Relator da CPI do Crime Organizado no Senado ajuda Derrite com PL Antifacção
Ibovespa avança após sanções de Trump a petrolíferas russas
Ibovespa cai aos 150 mil pontos em dia de decisão do Copom
Pantanal e Amazônia já superam limite de aquecimento previsto no Acordo de Paris







