Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Confiança do empresariado estimula investimentos e alta do PIB

A Formação Bruta de Capital Fixo, que mede os investimentos em ativos como bens de capital e infraestrutura, avança 2% no terceiro trimestre

Por Victor Irajá Atualizado em 3 dez 2019, 13h44 - Publicado em 3 dez 2019, 11h34

O aumento do fluxo de investimentos no país elevou o crescimento de 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) registrado no terceiro trimestre deste ano, como divulgado pelo IBGE na manhã desta terça-feira, 3. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que mede os investimentos em ativos como bens de capital e infraestrutura, avançou 2% em relação aos três meses imediatamente anteriores. Foi o segundo resultado positivo seguido. No segundo trimestre deste ano, a FBCF havia crescido 3%.

O aumento da confiança dos investidores foi primordial para o avanço dos investimentos. A agenda reformista e a liberalização da economia brasileira por parte do ministro da Economia, Paulo Guedes, atrai investimentos privados ao país. “Houve um crescimento da economia muito por causa da aprovação da reforma da Previdência e da assunção de uma agenda política mais desanuviada, que, embora com contratempos, avança”, diz Gilberto Braga, economista do Ibmec. “A equipe econômica, mesmo com as turbulências e algumas declarações infelizes, tem conseguido ser o ponto positivo dentro do governo”, explica. 

Como VEJA explica em análise publicada nesta terça-feira, o setor privado impulsiona a recuperação econômica registrada neste ano. Em contraposição ao crescimento do investimento do setor privado, o consumo do governo — que até poucos anos era o que puxava para cima a conta de investimentos — cai 0,7% no ano. Como divulgado na manhã desta terça, o PIB do terceiro trimestre totalizou 1,842 trilhão de reais. Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o crescimento é de 1,2%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.