Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Como os Estados Unidos conseguiram reduzir a inflação sem cair em recessão

Em Jackson Hole, Powell disse que ancoragem das expectativas teve papel importante na condução da política monetária

Por Camila Barros 23 ago 2024, 15h59

Em seu discurso no simpósio de Jackson Hole, o presidente do Fed, Jerome Powell, sustentou a tese de que os Estados Unidos caminha para um pouso suave na economia – cenário em que o BC consegue reduzir a inflação sem que o país caia em uma recessão. “A economia americana segue crescendo em ritmo sólido e os riscos de inflação diminuíram”, disse o dirigente. 

Nos últimos meses, dados do mercado de trabalho mais fracos do que o esperado reacenderam o medo de que o aperto monetário sufocasse a atividade econômica no país. Em julho, a taxa de desemprego subiu para 4,3%, contra 3,5% um ano antes.

Em sua fala, Powell reconheceu uma desaceleração, dizendo que a balança de risco do duplo mandato do Fed – que busca manter a estabilidade dos preços ao mesmo tempo que garantir o pleno emprego – agora pende para o lado do mercado de trabalho.

No entanto, discordou das preocupações sobre uma possível recessão, pontuando que o aumento do desemprego se deve à desaceleração na contratação, não ao salto repentino nas demissões. “Há boas razões para pensar que a economia alcançará a meta de 2% enquanto mantém um mercado de trabalho forte”, disse.

Powell atribuiu o sucesso da política monetária à comunicação acertada do banco central, que ajudou a ancorar as expectativas para o cenário econômico “Expectativas de inflação ancoradas, reforçadas por uma ações vigorosas do banco central, podem facilitar o movimento de desinflação sem perder o ritmo”.

“A recuperação das distorções econômicas da pandemia, nosso esforço para moderar a demanda agregada e a ancoragem das expectativas trabalharam juntos para colocar a inflação em um caminho sustentável”, concluiu Powell.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.