Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Como o aumento da incerteza fiscal potencializa a disparada do dólar

Moeda americana chegou ao maior patamar desde 2021. Alta, do início do ano pra cá, é de quase 19%

Por Larissa Quintino, Luana Zanobia Atualizado em 30 out 2024, 09h07 - Publicado em 30 out 2024, 09h04

O dólar comercial está quase um real mais caro hoje do que no início do ano. São 0,91 centavos de diferença, uma alta de quase 19% — e a maior cotação do dólar desde março de 2021, em meio a pandemia de covid-19. O cenário externo desafiador, com a proximidade das eleições americanas, se juntou ao aumento do risco fiscal brasileiro. O governo promete a divulgação de um pacote de ajuste fiscal, mas a falta de definições aumenta o pessimismo do  investidor sobre o compromisso do governo com as contas públicas — e isso se reflete diretamente nas cotações do mercado.

Ontem, um dia depois de se reunir com o presidente Lula por horas, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que “não tem uma data”, frustrando o mercado.  “Ele (Lula) está pedindo informações e estamos fornecendo. Não tem uma data. Ele que vai definir. Estamos avançando na conversa, estamos falando com o Planejamento”, disse. Após a fala de Hadadd, o dólar, que já estava em alta, subiu ainda mais, assim como os juros futuros.

Há uma dualidade entre as falas e as ações da equipe econômica: ao mesmo tempo em que aumentaram as declarações públicas sobre a importância de atacar os gastos, há uma demora em apresentar o que será feito para esse corte de despesas. Ruídos em torno do tamanho do corte também aumentam a incerteza.

Eleições americanas

Além do fiscal brasileiro, um cenário externo complexo também afeta o câmbio. O crescimento de Donald Trump nas pesquisas eleitorais americanas fortalecem o dólar em relação a moedas emergentes. Isso porque Trump tem uma agenda econômica que indica maior gasto e mais inflação dos EUA.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.