Comercial da Audi compara mulher a carro usado e causa revolta
Vídeo mostra mãe de noivo inspecionando noiva no altar e é parte de campanha de divulgação da certificação de automóveis usados da empresa na China
Um comercial da montadora alemã Audi que compara mulheres a carros usados está causando revolta na China. O anúncio é parte da campanha de divulgação do serviço de vendas de automóveis de segunda mão que são certificados pela empresa.
O vídeo começa com um casal jovem no altar, prestes a se casar, quando a mãe do noivo interrompe a cerimônia para ‘examinar’ a noiva. Depois de verificar o nariz e as orelhas da mulher, e abrir sua boca para verificar os dentes, a mãe fica satisfeita e dá seu ‘o.k.’ aos noivos.
Em seguida, a cena muda para um carro da Audi sendo dirigido pelas ruas com uma voz que diz: “Uma decisão importante deve ser feita com muito cuidado”. O anúncio termina mostrando um certificado usado em veículos Audi usados, com o narrador dizendo: “Apenas com certificado oficial você pode ter certeza”.
A propaganda não foi bem recebida no país. Centenas de usuários criticaram a marca, no Weibo – rede social chinesa semelhante ao Twitter – pelo anúncio considerado sexista. Muitos ainda disseram que vão boicotar a marca. “Isso é inaceitável”, disse um internauta, enquanto outros comentaram quão “nojenta” a campanha é.
A hashtag ‘Propaganda da Audi de carros usados’ foi vista mais de 300.000 vezes na rede social na manhã desta quarta-feira.”A maioria das empresas não sabe o conceito de equidade de gênero nem os reguladores [de publicidade] da China”, disse Li Maizi, uma ativista feminista chinesa à rede americana CNN.
Um porta-voz da Audi disse ao jornal chinês South China Morning Post que o caso está sendo investigado e que a responsabilidade pelo comercial é do departamento de marketing do seu parceiro no país, a FAW-Volkswagen. Até o momento, a empresa não se pronunciou sobre o anúncio.
(Com Estadão Conteúdo)