Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Comercial da Audi compara mulher a carro usado e causa revolta

Vídeo mostra mãe de noivo inspecionando noiva no altar e é parte de campanha de divulgação da certificação de automóveis usados da empresa na China

Por Da redação
Atualizado em 19 jul 2017, 19h57 - Publicado em 19 jul 2017, 17h24

Um comercial da montadora alemã Audi que compara mulheres a carros usados está causando revolta na China. O anúncio é parte da campanha de divulgação do serviço de vendas de automóveis de segunda mão que são certificados pela empresa.

O vídeo começa com um casal jovem no altar, prestes a se casar, quando a mãe do noivo interrompe a cerimônia para ‘examinar’ a noiva. Depois de verificar o nariz e as orelhas da mulher, e abrir sua boca para verificar os dentes, a mãe fica satisfeita e dá seu ‘o.k.’ aos noivos.

Em seguida, a cena muda para um carro da Audi sendo dirigido pelas ruas com uma voz que diz: “Uma decisão importante deve ser feita com muito cuidado”. O anúncio termina mostrando um certificado usado em veículos Audi usados, com o narrador dizendo: “Apenas com certificado oficial você pode ter certeza”.

A propaganda não foi bem recebida no país. Centenas de usuários criticaram a marca, no Weibo – rede social chinesa semelhante ao Twitter –  pelo anúncio considerado sexista. Muitos ainda disseram que vão boicotar a marca. “Isso é inaceitável”, disse um internauta, enquanto outros comentaram quão “nojenta” a campanha é.

Continua após a publicidade

A hashtag ‘Propaganda da Audi de carros usados’ foi vista mais de 300.000 vezes na rede social na manhã desta quarta-feira.”A maioria das empresas não sabe o conceito de equidade de gênero nem os reguladores [de publicidade] da China”, disse Li Maizi, uma ativista feminista chinesa à rede americana CNN.

Um porta-voz da Audi disse ao jornal chinês South China Morning Post que o caso está sendo investigado e que a responsabilidade pelo comercial é do departamento de marketing do seu parceiro no país, a FAW-Volkswagen. Até o momento, a empresa não se pronunciou sobre o anúncio.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.