ASSINE VEJA NEGÓCIOS

China trava venda do TikTok nos EUA e acordo é suspenso

A decisão veio após a imposição das tarifas comerciais de Trump na semana passada

Por Camila Barros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 7 abr 2025, 09h48

O processo de venda do TikTok nos Estados Unidos foi colocado em pausa após o governo chinês indicar que não aprovaria a operação. A decisão veio como resposta às novas tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos, de acordo com a agência de notícias Associated Press.

Na sexta-feira, 4, o presidente Donald Trump adiou em 75 dias o limite para a companhia chinesa ByteDance vender a operação do TikTok nos EUA para um comprador não chinês. Sem a venda, o TikTok poderá ser banido do mercado americano.

A ideia era transferir as operações nos EUA para uma nova empresa sediada no país, com controle majoritário nas mãos de investidores americanos e participação minoritária da ByteDance – inferior a 20%. Segundo a Reuters, o acordo já possuía o aval da empresa chinesa, dos investidores e do governo norte-americano.

Em comunicado publicado na rede social chinesa WeChat, a ByteDance afirmou que há “diferenças significativas em vários pontos-chave” e que a operação depende de aprovação regulatória na China. “Continuamos em negociações com o governo dos EUA, mas ainda não foi alcançado um consenso”, afirmou a empresa.

Em Washington, a embaixada chinesa reafirmou a postura de defesa das empresas locais. “A China já expressou sua posição sobre o TikTok em diversas ocasiões. Sempre respeitamos e protegemos os direitos legítimos das empresas, e nos opomos a práticas que violem os princípios básicos da economia de mercado”, disse em nota.

Continua após a publicidade

Trump, por sua vez, disse que “o acordo ainda precisa ser ajustado para garantir que todas as aprovações necessárias sejam obtidas”. 

Na sexta, a China anunciou tarifas de 34% sobre produtos americanos, em resposta à mesma alíquota imposta por Trump aos itens chineses dois dias antes. Com as chamadas “tarifas recíprocas”, a taxação sobre produtos chineses nos EUA dece chegar a 54%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.