Carta ao leitor: O melhor do Brasil urbano
No universo de 5.570 municípios brasileiros, há exemplos inspiradores de dinamismo econômico e uso responsável do dinheiro dos contribuintes
Já faz tempo que o Brasil é um país predominantemente urbano. Quase nove de cada dez brasileiros vivem em cidades, cerca de 180 milhões de pessoas. No primeiro Censo realizado no país, em 1872, de uma população de 10 milhões, apenas perto de 1 milhão habitava as áreas urbanas, metade concentrada no Rio de Janeiro, em Salvador e no Recife. A nossa urbanização, um fenômeno de destaque no mundo, acelerou-se com a industrialização desde os anos 1930 — em 1940 ainda eram só 31% os brasileiros que viviam nas cidades. A marca da metade foi superada nos anos 1970 e cresceu para os 87,4% atuais. Apenas entre os Censos de 2010 e 2022, o mais recente, aumentou em quase 17 milhões o contingente que vive nas cidades. O número de municípios do país, de 642 no tempo de dom Pedro II, multiplicou-se para 5 570, nível mantido há doze anos.
O outro lado desse fenômeno é o desafio do provimento de infraestrutura adequada, de educação de qualidade, de mobilidade, de moradia, de ambiente para empreender e trabalhar. Em suma, da oferta de condições para viver melhor — um dos maiores motivos para as migrações humanas. Esta edição especial, feita com base numa parceria com a agência de classificação de risco Austin Rating, que colheu e analisou dados fiscais, econômicos, sociais e digitais das cidades brasileiras, aponta as que fornecem os melhores exemplos nos diversos campos. Vitória, a capital capixaba, emerge como campeã geral, com a mais elevada média de indicadores. São Paulo, com seu gigantismo, sobressai como principal polo econômico. E há pequenas notáveis, como Campo Novo do Parecis (MT), uma novata que progride como centro de serviços para o agronegócio pujante de seu entorno. Um traço que explica a projeção de muitas delas é o da administração equilibrada das contas públicas, caso de Canaã dos Carajás (PA). O resultado é uma galeria inspiradora, para quem busca alternativas para morar e para fazer negócios.
Publicado em VEJA, novembro de 2025, edição VEJA Negócios nº 20
Eleição presidencial: nova pesquisa mostra que Lula parou de subir
Gabaritos do 2º dia de provas do Enem 2025 já estão disponíveis: saiba como acessar
Helder Barbalho e Fabiano Contarato participam de programa de VEJA
IBGE divulga edital para concurso com mais de 9 mil vagas: saiba quando começam as inscrições
A VEJA, Daniel Craig analisa filmes como Knives Out: “Você usa o cérebro”







