Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Brasil sobe 16 posições em ranking sobre facilidade para fazer negócios

País é um dos que mais subiram na classificação em um ano, segundo Banco Mundial

Por Redação
Atualizado em 31 out 2018, 18h26 - Publicado em 31 out 2018, 15h40

O Brasil está entre os países que mais melhoraram o ambiente de negócios no último ano, segundo a classificação anual do relatório Doing Business 2019, do Banco Mundial (BM). O documento, que foi divulgado nesta quarta-feira, 31, mostra que o país ganhou 16 posições, saindo do 125º lugar para o 109º.

Apesar da melhora, o Brasil ainda está na metade de baixo da tabela. Na América Latina, estão à frente México, em 54º, Chile, em 56º, e Colômbia, em 65º, por exemplo. O país também está atrás de todos as nações do Brics — Rússia, em 31º, China, em 46º, Índia, em 77º, e África do Sul, em 82º.

No relatório, o Banco Mundial ressalta que o Brasil simplificou as exigências para a criação de empresas ao introduzir sistemas on-line para a inscrição de companhias, a obtenção de licenças e as notificações de emprego. Graças a essas reformas, o tempo gasto para abrir uma empresa no país foi reduzido de 82 para vinte dias. Além dessas medidas, o Banco destaca que o Brasil facilitou o acesso ao crédito e ao comércio exterior.

Primeiros colocados

Como em ocasiões anteriores, o ranking segue sendo liderado por Nova Zelândia, Singapura, Dinamarca, Hong Kong e Coreia do Sul, como as economias com melhor clima empresarial. Apesar de os cinco primeiros postos não terem mudado com relação à classificação anterior, os Estados Unidos caíram duas posições até a oitava e foram superados por Geórgia e Noruega.

Continua após a publicidade

Reino Unido e Macedônia completaram os dez primeiros postos da tabela do Banco Mundial, desbancando a Suécia desse grupo.

Além do Brasil, os analistas do Banco Mundial consideraram que Afeganistão, Djibuti, China, Azerbaijão e Índia foram os países com melhoria mais notável no ambiente empresarial. Por regiões, a África subsaariana voltou a se situar como a que mais medidas tomou para regenerar o ambiente empresarial de suas companhias.

Os dados do relatório se baseiam nas regulamentações aplicáveis às pequenas e médias empresas locais em onze áreas de seu ciclo de vida, entre as quais estão a abertura de um negócio, a obtenção de eletricidade, o registro de propriedades, a conquista de crédito e a proteção de investidores. Os dados foram colhidos em 190 países, entre 2 de junho de 2017 e 1º de maio de 2018.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.