Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Bolsonaro deve receber hoje propostas que não mudam Constituição

O futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, avaliou que será difícil aprovar ainda neste ano a reforma da Previdência

Por Redação
Atualizado em 13 nov 2018, 17h48 - Publicado em 13 nov 2018, 07h23

O presidente eleito Jair Bolsonaro receberá nesta terça-feira propostas de medidas para a Previdência que não exijam alteração na Constituição. A informação foi dada pelo futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, na segunda-feira. Onyx avaliou que será difícil aprovar ainda neste ano a reforma da Previdência.

De acordo com Onyx, Bolsonaro decidirá, após receber as propostas de alternativas infraconstitucionais para a Previdência, se a equipe do futuro governo trabalhará para aprová-las no Congresso ainda neste ano. A equipe de transição passou a estudar a possibilidade de fazer uma reforma light, sem mudar a Constituição, dada a resistência dos atuais parlamentares aprovarem uma proposta de emenda constitucional (PEC) neste ano. Além disso, seria necessário suspender a intervenção federal no Rio para votar a PEC.

Nesta segunda, Onyx recebeu o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) e dois técnicos que trouxeram alternativas que não precisam de mudanças na Constituição para a reforma da Previdência. Questionado se espera a votação da reforma neste ano, ele disse: “A princípio, não”.

O futuro ministro da Casa Civil disse que o governo Bolsonaro começa no dia 1º de janeiro de 2019 e que a sociedade espera que a proposta de reforma seja duradoura.Ele destacou ter ouvido de dezenas de parlamentares que o cenário não é favorável para a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Previdência neste ano.

“Nós estamos conversando, recebendo contribuições. O que o deputado Pauderney Avelino trouxe, junto com dois renomados técnicos da Câmara dos Deputados, são alternativas infraconstitucionais, que não dependem de maioria de 308, não depende de emenda à Constituição”, disse.

“Então elas estão sendo condensadas, serão apresentadas ao futuro presidente Jair Bolsonaro para que a gente dê um destino. Se elas vão ser trabalhadas agora ou se elas vão ficar para o ano que vem. A tendência é que fiquem para o ano que vem”, completou.

Continua após a publicidade

Onyx não quis também falar sobre quais seriam as propostas de mudança da Previdência que não envolveriam alteração constitucional. O futuro ministro foi questionado, por exemplo, sobre a elevação da alíquota previdenciária para os servidores públicos –para até 22%, único ponto em que ele negou de forma categórica.

Na semana passada, Bolsonaro disse nas redes sociais que as propostas que aumentam o tempo de contribuição para aposentadoria integral para  quarenta anos e a alíquota previdenciária para 22% não são de autoria de sua equipe, como “como tentam atribuir falsamente”. Na sexta-feira, ele afirmou em transmissão no Facebook que quase nenhuma das propostas apresentadas à equipe de transição deveria ser aproveitada.

(Com Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.