Bolsa de valores em alta com Petrobras e Vale puxando Ibovespa
Embraer apresenta variação positiva após apresentação de relatório de encomendas na véspera

A bolsa de valores nesta terça-feira, 22, experimenta mais um dia de elevação nesta primeira parte do pregão. Por volta das 11h30, e de acordo com dados oficiais da B3, a bolsa subia pouco mais de 0,70% – com a ação da Petrobras (PETR4) entre as mais negociadas do dia e com alta de aproximadamente 1%. A Vale (VALE3) caminha para o alto com ainda mais força: o papel da mineradora tinha no mesmo horário variação positiva de 2% aproximadamente.
Tanto Vale quanto Petrobras são considerados os mais importantes papeis do Ibovespa e quando eles estão em alta dificilmente a bolsa de valores tem comportamento diferente. A Embraer (EMBR3) tinha por volta do mesmo horário oscilação positiva de 0,2%. O resultado poderia (deveria) ser maior, uma vez que a fabricante de aeronaves apresentou um resultado de pedidos bastante positivo.
No olho do furacão
A Embraer está no olho do furacão tarifário de Donald Trump, que promete a partir de agosto taxar em 50% as exportações brasileiras. É um problema para uma companhia que vem mostrando fôlego renovado trimestre após trimestre. O resultado mais recente mostrou que a companhia registrou uma carteira de pedidos de 13,1 bilhões de dólares na linha de aviação comercial. Foi o melhor resultado em oito anos.
Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do VEJA Mercado: