Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Black Friday: pesquisa aponta em quais sites os brasileiros mais devem comprar

Shopee, Mercado Livre e Amazon compõem lista de sites que mais atraem interesse, segundo Shopper Experience

Por Felipe Erlich Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 26 nov 2025, 12h56 - Publicado em 26 nov 2025, 12h55

Com a chegada da Black Friday, no dia 28 de novembro, o comércio online se prepara para o que será um dos maiores dias de vendas do ano. O site asiático Shopee lidera a predileção dos consumidores brasileiros entre as opções de lugares para fazer compras na data promocional, segundo pesquisa da Shopper Experience, do grupo HSR, um dos líderes de pesquisa independente na América Latina. Mais de 60% das pessoas ouvidas em um levantamento do instituto dizem que consideram comprar algo na Shopee, que é seguida por Mercado Livre, Amazon e Magazine Luiza, com 52%, 51% e 45% do total em menções de interesse.

Sobre quais itens os brasileiros devem adquirir na Black Friday, o destaque fica com os eletrônicos, como celulares e computadores, com 60% de intenção de compra. A categoria é seguida pelos eletrodomésticos, como geladeiras e fogões, e itens de moda e vestuário, cada um segmentos têm 42% dos respondentes dizendo ter interesse na compra. Mais da metade dos entrevistados (55%) dizem que a Black Friday é uma oportunidade para comprar itens mais caros que normalmente estariam fora do seu alcance. Já as categorias de beleza e cuidados pessoais e móveis e decoração ficam atrás, com 32% e 28% em intenções de compra, respectivamente.

A profusão de descontos é acompanhada, contudo, por alguns desafios. Cerca de 20% dos respondentes da pesquisa da Shopper Experience relatam terem tido problemas na Black Friday do ano passado, sendo os mais comuns o esgotamento rápido de estoque e promoções enganosas. Uma proporção semelhante de pessoas dizem já ter caído em golpes ou descontos fraudulentos em edições anteriores da data promocional. Além disso, um a cada três consumidores afirma que comprometeu o seu orçamento mensal, podendo incorrer em dívidas, por conta de compras realizadas em anos passados.

Os canais digitais são o meio favorito dos brasileiros para compras na Black Friday, sendo mencionados por 52% dos respondentes da pesquisa. Outros 19% preferem as lojas físicas, enquanto 29% dizem não ter favoritismo entre os dois meios de compra. Oito a cada dez pessoas se planejam com antecedência para as compras de fim de novembro. A pesquisa foi conduzida com 403 pessoas através do que o instituto chama de metodologia de profundidade.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

O mercado não espera — e você também não pode!
Com a Veja Negócios Digital , você tem acesso imediato às tendências, análises, estratégias e bastidores que movem a economia e os grandes negócios.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.