Bitcoin e outras criptomoedas recuam, após serem esquecidas por Trump no discurso de posse
Mesmo a moeda digital lançada pelo próprio presidente americano derrete, após Trump esquecer os criptoativos em seu primeiro dia na Casa Branca

As principais criptomoedas do mundo operam em baixa nesta terça-feira 21, após serem “esquecidas” pelo republicano Donald Trump em seus pronunciamentos ontem, quando tomou posse como o 47º presidente dos Estados Unidos. Por volta das 11h30, o Bitcoin (BTC), maior moeda digital do planeta, recuava 2,4% no acumulado das últimas 24 horas, segundo o site especializado CoinMarketCap. Com isso, era negociada por pouco mais de 105 000 dólares. Já a Ethereum, segunda principal cripto do mundo, perdia 0,13% e era cotada pouco acima dos 3 300 dólares.
Mesmo a criptomoeda criada pelo próprio presidente americano e lançada na última sexta-feira 17 apresentava forte baixa. Batizada de Official Trump, a moeda tombava 28% no mesmo horário, sendo cotada a 37,43 dólares. A cripto é considerada uma “memecoin” pelos especialistas, ou seja, uma moeda digital de elevadíssimo risco e que reage muito mais a factóides do que a fundamentos do mercado. Como prova, os analistas lembram que a capitalização total da Official Trump chegou a 10 bilhões de dólares pouco antes de sua posse.
O entusiasmo dos investidores com o segundo mandato de Trump levou o Bitcoin bater na maior cotação da história na madrugada de domingo 19 para segunda 20. Em seu pico, a divisa alcançou 109 114 dólares. Durante a campanha, o republicano sinalizou que apoiaria o desenvolvimento das criptomoedas e chegou a declarar que seria uma “presidente cripto”.
A disposição foi reforçada pela adesão do bilionário Elon Musk à candidatura. Como se sabe, Musk é um adepto das moedas digitais e costuma influenciar suas cotações com declarações e posts em sua rede social, o X.
Na sexta-feira 17, a imprensa americana noticiou que, logo nos primeiros dias de governo, Trump pretendia assinar uma série de medidas para desregulamentar o mercado de critpoativos. Ele também planeja criar um conselho composto por até 20 representantes do setor.
Outra informação que circulou é a de que o novo governo deve pressionar a Securities and Exchange Commission, o órgão que fiscaliza o mercado de capitais americano, a revogar normas que teriam onerado os custos de operação com criptomoedas.
As expectativas de uma guinada do país rumo ao mundo cripto, contudo, foram frustradas – pelo menos, por ora. Entre as dezenas de atos assinados por Trump em suas primeiras horas na Casa Branca ontem, não houve nada relacionado a esse tópico. Além disso, o presidente americano se pronunciou em diversas ocasiões nesta segunda, tratando de uma ampla variedade de temas que foram de políticas de gênero e inclusão até a imigração ilegal, passando pelo comércio exterior. Nenhuma palavra, contudo, foi dita sobre as criptomoedas.