Bitcoin dispara depois de Trump anunciar reserva de criptomoedas nos EUA
Cotação sobe quase 20% em dólares desde a sexta-feira; outras moedas digitais chegaram a saltar 70% no domingo após promessa do presidente norte-americano

Em uma publicação feita no domingo 2 em seu perfil na rede Truth Social, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que já colocou as equipes de seu governo para trabalharem na criação de uma reserva de criptomoedas nos Estados Unidos. “Farei com que os EUA se tornem a Capital Mundial das Crypto. Estamos fazendo a América grande novamente”, escreveu o presidente. Após as declarações, o bitcoin e outras moedas digitais dispararam.
O bitcoin, que encerrou o sábado, 1º de março, negociado na faixa dos 86.071 dólares, subiu 9% e passou dos 94 000 dólares no domingo, 2. Nesta segunda-feira, em um movimento de correção, cai 3,7%, aos 90 660 dólares por volta das 12h40. Desde a mínima marcada na madrugada da sexta-feira, entretanto, quando chegou a 78 566 dólares, a alta acumulada até agora é de 19,6%.
Outras moedas virtuais acompanharam o movimento: o ethereum subiu 13,4% no domingo, depois de uma semana em queda, o XRP subiu 34%, a Solana (SOL) subiu 24% e a Cardano (ADA) avançou 72%. Estas foram as moedas nominalmente citadas por Trump em sua postagem.
“Uma reserva cripto americana vai elevar essa indústria crítica após anos de ataques corruptos pela gestão Biden, e é por essa razão que minha Ordem Executiva sobre Ativos Digitais direcionou o Grupo de Trabalhos Presidencial a avançar com uma Reserva Crypto Estratégica que inclua XRp, SOL e ADA”, escreveu Trump em sua postagem no domingo. “E, obviamenteo, BTC (biticoin) e ETH (ethereum), bem como outras criptomoedas valiosas, serão o coração dessa Reserva”, acrescentou depois.
A ideia de um “estoque” de criptomoedas para os EUA vem sendo defendida por Trump desde sua campanha no ano passado. Em julho, em um congresso sobre bitcoin em Nashville, no estado de Tennessee, o então candidato republicano defendeu à plateia de investidores e analistas da moeda que o país precisava de reservas em criptoativos, e afirmou que, caso eleito, trabalharia por uma regulação mais amigável a esse mercado.