ASSINE VEJA NEGÓCIOS

BCE mantém juros em seu maior patamar da história

Inflação europeia tem sofrido pressão com o aumento dos salários, avalia BC europeu

Por Camila Barros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 Maio 2024, 12h35 - Publicado em 7 mar 2024, 10h45

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu, pela quarta reunião seguida, manter a taxa de juros de referência a 4,5% ao ano, o maior patamar da história do bloco econômico. A taxa sobre depósitos permaneceu em 4,0% e a taxa sobre empréstimos marginais continuou em 4,75%. Os juros europeus encontram-se no mesmo patamar desde setembro de 2023, e a decisão desta quinta-feira, 7, já era esperada pelo mercado, segundo consenso da consultoria LSEG.

Na ata do encontro, o colegiado observou que, embora as métricas de inflação tenham melhorado ainda mais desde a última reunião, as pressões internas sobre os preços permanecem altas, em especial devido ao forte aumento dos salários. Diante deste cenário, o BCE ainda não indica uma data para o início dos cortes: “os juros ficarão em nível restritivo pelo tempo necessário”.

Para o final de 2024, a instituição prevê o núcleo da inflação a 2,6%, e a 2% em 2025 e 2026. O corpo técnico do BCE também revisou para baixo o crescimento de 2024, de 0,8% para 0,6%. Para 2025, a previsão é de expansão de 1,5% e em 2026, 1,6%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.