Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Auxílio Brasil de R$ 600 começa a ser pago nesta terça

O programa de transferência de renda que substituiu o Bolsa Família vai incluir 2,2 milhões de famílias na folha de pagamento

Por Da Redação Atualizado em 9 ago 2022, 06h59 - Publicado em 9 ago 2022, 05h54

O Auxílio Brasil – principal programa de distribuição de renda do governo federal – passará a pagar a partir desta terça-feira, 9, parcelas mínimas de 600 reais para as famílias cadastradas no programa. O novo valor, válido até o fim do ano, está ligado à PEC das Bondades, aprovada a toque de caixa em julho pelo Congresso Nacional e que permite furo de 41,25 bilhões de reais no teto de gastos.

O programa de transferência de renda que substituiu o Bolsa Família vai incluir 2,2 milhões de famílias na folha de pagamento e terá valor mínimo de 600 reais. O valor médio será de 607,88 reais. Os primeiros a receber vão ser os beneficiários com número do NIS de final 1. Os depósitos continuam sendo feitos seguindo a ordem do número final do NIS, até chegar ao 0, e somente em dias de semana até 22 de agosto.

Já em setembro, o pagamento começa no dia 19 para beneficiários com número do NIS final 1 e vai até o dia 30 para aqueles com NIS final 0. Em outubro, os depósitos começam dia 18 e vão até dia 31. Já em novembro, começam dia 17 e vão até dia 30. No último mês do ano, o pagamento terá início dia 12 e vai até o dia 23.

O vale-gás ampliado, que passa a pagar parcelas que equivalem a 100% do valor do botijão de gás natural no Brasil – de cerca de 110 reais – também começa a valer hoje. A previsão é que 5 milhões de famílias recebam o benefício em agosto. Outro benefício que faz parte da PEC e terá início hoje é o voucher para caminhoneiros. Serão duas parcelas de 1.000 reais cada – referentes aos meses de julho e agosto – pagas a partir desta terça, totalizando 2.000 reais no primeiro depósito. A partir de setembro, o valor até dezembro será de 1.000 reais.

“Estamos vindo em uma crescente. Só neste ano, em 2022, já havíamos colocado mais de 5 milhões de famílias na folha de pagamento. Zeramos a fila logo no início do ano. O programa é dinâmico”, disse o ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, em entrevista ao programa A Voz do Brasil.

Continua após a publicidade

O valor de 600 reais é o piso do programa Auxílio Brasil, e será pago a absolutamente todas as famílias que tiveram cadastro aprovado e que estão com as informações em dia no CadÚnico, informou Bento.

Outra novidade é o acesso a linhas de crédito consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil. Conforme adiantou o ministro da Cidadania, uma portaria será editada em breve com as regras básicas para a oferta. Os prazos, juros, valores e detalhes ainda não foram revelados pela pasta.

“Estamos fazendo com que todas essas famílias [que recebem o Auxílio Brasil] tenham acesso a essa parte de crédito que o mercado formal traz para a população”, complementou Vieira Bento.

Com Agência Brasil

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.