Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Associação de criadores culpa frigoríficos por boicote

O problema pode acontecer com a inoculação do agente que compõe a vacina ou após a aplicação incorreta do produto, explicam os especialistas

Por Da redação
23 jun 2017, 15h59

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) lamentou em nota a decisão dos Estados Unidos (EUA) de embargar temporariamente a carne brasileira in natura, e declarou que é “inaceitável que haja esse tipo de ineficiência no serviço das indústrias frigoríficas brasileiras”.

A decisão dos EUA foi tomada após a identificação de produto com vestígio de reações decorrentes da vacina contra a febre aftosa. A associação pontuou que a reação pode acontecer com a inoculação do agente que compõe a vacina ou após a aplicação incorreta do produto, que causa inflamação ou enrijecimento da carne. Apesar disso, é inofensiva à saúde do consumidor, segundo a Acrimat.

No comunicado, a associação cobrou o Ministério da Agricultura (Mapa) mais rigor sobre os laboratórios, por meio da exigência de melhoramento das vacinas produzidas no Brasil e de exclusão da composição da vacina de agentes considerados desnecessários à imunização do rebanho. A Acrimat disse ainda que promove há anos campanhas para a conscientização dos produtores sobre a importância da correta manipulação e aplicação da vacina.

Segundo a entidade, 3% da carne mato-grossense foi exportada para os EUA nos primeiros cinco meses do ano, o equivalente a US$ 11,1 milhões de dólares (36,9 milhões de reais). Apesar de o volume ser pequeno, ter os EUA como cliente é importante pelo alto nível de exigência dos norte-americanos, disse a Acrimat.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.