Artigo: A reinvenção da comodidade
Os aplicativos resolvem problemas do dia a dia e geram mais qualidade de vida
A tecnologia da conectividade ajudou a moldar o novo ritmo de vida cotidiana de grande parte da população, especialmente após a pandemia. Todos querem mais comodidade, qualidade de vida e oportunidades de aumento de ganhos. E os aplicativos cumprem esse papel, de fazer com que o dia a dia seja melhor para todos. Plataformas para integrar e resolver as tarefas da nossa rotina, como mobilidade urbana, entregas de produtos, delivery de comida e meios de pagamento, são uma realidade. Esses aplicativos saíram da condição de startups para assumir o protagonismo na redefinição das expectativas sobre comodidade.
No Brasil, as plataformas injetam bilhões de reais anualmente no PIB, geram milhões de empregos diretos e indiretos e se transformaram numa rápida e flexível forma de obtenção de ganhos para muitos brasileiros que conseguem trabalhar no seu tempo livre ou complementar a renda. Só a 99, por exemplo, investiu bilhões aqui nos últimos dez anos e gerou um impacto econômico de 54 bilhões de reais no PIB, qualidade de vida para mais de 55 milhões de brasileiros e oportunidades de ganho para 1,5 milhão de motoristas e motociclistas parceiros.
Sabemos que o Brasil tem um dos maiores potenciais globais, e por isso é preciso desenvolver experiências digitais que tragam um benefício claro e palpável para a população. No mundo da instantaneidade, reduzir em 20% o tempo total para uma entrega de comida com escolha de entregadores, acurácia na previsão de tempo de preparo de pratos e mapas otimizados e enriquecidos para o motociclista abrange fatores que impactam positivamente a população. Da mesma forma que construir um ecossistema em que 35,6% das viagens de passageiros em favelas e comunidades brasileiras são feitas em motoapps é um resultado prático no dia a dia das pessoas.
“No Brasil, as plataformas injetam bilhões de reais anualmente na economia”
Em algumas cidades do Brasil já construímos pontes entre a iniciativa privada e o poder público para agregar valor para as pessoas. São dois propósitos alinhados de forma sinérgica para a obtenção de resultados parecidos. Um exemplo recente é a parceria firmada pela 99 com a cidade do Rio de Janeiro para a criação de pontos de apoio visando a melhores condições de trabalho e dignidade para os entregadores.
Os aplicativos impulsionam a economia empregando tecnologia e inovação para criar soluções que geram emprego, renda e oportunidade para milhares de estabelecimentos e milhões de brasileiros diariamente. Trazem consigo mais de uma década de conhecimento e experiência com soluções avançadas de algoritmos e inteligência artificial que podem ser úteis para o desenvolvimento das cidades.
Num país de dimensões continentais, faz sentido afirmar que é mais fácil transformar a nação a partir das cidades do que criar um aglomerado de ilhas de excelência. Nossa vocação e nosso destino são muito promissores. Melhorando suas cidades, o Brasil continuará a atrair os olhos do mundo, trazendo mais renda e bons negócios para sua população.
Simeng Wang é diretor-geral da 99
Os textos dos colunistas não refletem necessariamente as opiniões de VEJA NEGÓCIOS
Publicado em VEJA, novembro de 2025, edição VEJA Negócios nº 20
No Pará, cultivo agroflorestal triplica investimento inicial
A empresa brasileira que está assinando empreendimentos de luxo no país
O que o mercado projeta para a economia brasileira no primeiro Focus do ano
Em meio à ofensiva de Trump, VEJA mostra a escalada da rotina de medo na Venezuela
O que muda no bolso do consumidor com a reforma tributária







