Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Aneel aciona bandeira vermelha 2 em outubro e conta de luz ficará mais cara

A decisão foi tomada como consequência dos baixos níveis de chuva no país

Por Leticia Yamakami Atualizado em 27 set 2024, 22h53 - Publicado em 27 set 2024, 19h14

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira, 27, o acionamento da bandeira tarifária vermelha, patamar 2, para o mês de outubro. A mudança significa o maior aumento possível da tarifa: 7,87 reais a mais a cada 100 quilowatts-hora (kWh). A medida se concretizou devido ao GSF, risco hidrológico decorrente da previsão de baixos níveis de chuvas para o reservatório das hidrelétricas.

Além disso, a necessidade de acionamento da bandeira vermelha patamar 2 aconteceu devido ao aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), influenciado pela elevação do preço do mercado de energia elétrica ao longo do mês de outubro, que aconteceu por causa das secas da região Norte do país. Como consequência, usinas hidrelétricas importantes para o país estão gerando menos energia, o que aciona as usinas termelétricas – que são mais caras – para atender aos horários de pico de consumo.

No mês de setembro, a Aneel já havia definido bandeira tarifária vermelha. Em sua reunião oficial de 30 de agosto, ficou estabelecida a bandeira vermelha patamar 2. Todavia, no dia 4 de setembro, houve um reajuste do combinado. O patamar foi mudado para 1 pela agência, o que havia diminuído o adicional para 4,46 reais a cada 100 quilowatts-hora (kWh). Agora, ao saber que a bandeira tarifária está em seu nível mais alto, as pessoas podem adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.