A vida pacata do bilionário Jorge Paulo Lemann na Suíça
No intervalo entre um grande negócio e outro, empresário leva vida simples em casa nos arredores de Zurique
Quando não está fechando a compra de nenhuma grande empresa americana, como tem se tornado habitual, o empresário brasileiro Jorge Paulo Lemann leva uma vida sem ostentação em um vilarejo próximo de Zurique, num dos cantões suíços cujo idioma é o alemão. A casa do empresário, localizada às margens do lago Zurique, ocupa uma vasta área arborizada e isolada da rua por um muro – destoando da paisagem local, onde as residências não possuem qualquer tipo de proteção.
Lemann, que é filho de suíço, mudou-se com a esposa Susanna para os arredores de Zurique depois que o carro que levava seus três filhos mais novos – o empresário é pai de seis – foi alvejado de tiros em 1999, em São Paulo. A tentativa de seqüestro das crianças Marc, Lara e Kim foi impedida pela blindagem do Passat que os levava e pelo treinamento em direção defensiva feito pelo motorista da família.
Leia ainda: Buffett e Lemann compram fabricante de alimentos Heinz
Após compra da Heinz, 3G divulga alta de 94% no lucro do Burger King
Hoje, o empresário vive com a esposa e o caçula Kim na casa próxima ao lago. Os mais velhos, Marc e Lara, estudam na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Junto com a esposa, que nasceu na Suíça, o empresário se locomove de bicicleta nos vilarejos da região, pratica esportes aquáticos no lago e, durante o inverno, frequenta o chalé da família próximo à elegante estação de esqui de St Moritz. O lago Zurique é conhecido como ‘costa dourada’ (Goldküste, em alemão), onde vivem celebridades como Tina Turner e endinheirados europeus.
Além de acompanhar, do conforto de sua casa, o desempenho de suas empresas pelo mundo, o bilionário intensifica as atividades de sua Fundação Lemann, criada para promover projetos de educação que beneficiem estudantes brasileiros, fortalecendo parcerias com universidades como a de St Gallen, cidade também próxima de Zurique. Em 2010, Lemann foi um dos palestrantes do St Gallen Symposium, evento econômico organizado pelos estudantes da universidade, conhecido por ser uma espécie de `Fórum Econômico Mundial de Davos` direcionado para jovens.
Os sócios de Lemann – e bilionários – Marcel Telles e Beto Sicupira também possuem imóveis na região. Nos balanços das empresas das quais são controladores, consta a informação de que seus endereços comerciais ficam na cidade suíça de St Gallen – e não no Brasil.