ASSINE VEJA NEGÓCIOS

A nova função ‘antivício’ do Instagram e do Facebook

Estudos ligam uso intensivo de redes sociais à ansiedade e a outros transtornos psicológicos

Por Redação
Atualizado em 3 jul 2018, 19h47 - Publicado em 3 jul 2018, 16h12

O Facebook e Instagram estão testando um recurso para que as pessoas consigam controlar as notificações dos aplicativos. O botão “Não perturbe” será similar ao recurso presente no sistema operacional Android – com ele, os usuários podem desativar as notificações que recebem.

A atualização foi identificada pelo consultor digital Matt Navarra e pelo site WABetaIndo, que analisa versões de aplicativos do Android que ainda não foram lançadas.

https://twitter.com/MattNavarra/status/1012307367092998145?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1012307367092998145&ref_url=https%3A%2F%2Fexame.abril.com.br%2Ftecnologia%2Ffacebook-e-instagram-testam-funcao-nao-perturbe%2F

https://twitter.com/MattNavarra/status/1013455189108502533

Nesta semana, o Instagram ganhou uma ferramenta para regular o uso do aplicativo. Agora, a plataforma avisa ao usuário quando ele viu todo o feed. A mensagem diz: “Isso é tudo. Você viu todas as suas novas publicações dos últimos dois dias”.

Continua após a publicidade

Os recursos fazem parte de um movimento das grandes empresas de tecnologia para tentar melhorar sua imagem pública por meio de ações contra o vício em dispositivos móveis. Em junho, a Apple anunciou novos aplicativos para reduzir o uso de smartphones pelos usuários – eles serão disponibilizados com o iOS 12, a partir de setembro deste ano.

O tema tem ganhado força no debate público e já se tornou uma expressão na língua inglesa: “fomo”, acrônimo para fear of missing out, ou “medo de ficar de fora”. Várias pesquisas sugerem que o uso intensivo de celular e redes sociais está ligado à ansiedade, ao stress e a transtornos psicológicos.

Em estudo publicado em 2017, o Instagram foi apontado pelo Royal Society for Public Health como a rede mais prejudicial à saúde mental dos jovens, seguida do Snapchat, do Facebook, do Twitter e do YouTube. Cerca de 70% dos entrevistados apoiaram que as redes sociais implantassem avisos de uso excessivo para os usuários.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.