A Fazenda abraçou a causa da transformação ecológica, diz Haddad
Ministro destacou o Nordeste e disse que metade dos 12 bilhões de dólares da plataforma de investimentos verdes foi direcionada à região

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou a ampliação dos investimentos e financiamentos destinados ao Nordeste durante o governo Lula, em pronunciamento no encerramento da cerimônia de posse do novo presidente do Consórcio do Nordeste, governador do Piauí, Rafael Fonteneles, nesta quarta-feira, 5. “Nós dobramos o repasse em termos de empréstimos e de aval do Tesouro, sobretudo para os estados do Nordeste”, disse Haddad
Ele mencionou que metade dos 12 bilhões de dólares da plataforma de investimentos verdes foi direcionada ao Nordeste, com foco em setores como hidrogênio verde, energia eólica offshore e data centers. “A Fazenda abraçou a causa da transformação ecológica como vetor de desenvolvimento. Não é uma coisa que se oponha ao desenvolvimento, é um vetor de desenvolvimento”, disse o ministro que afirmou que o Nordeste tem uma vantagem competitiva clara. “ Os investidores muitas vezes nos procuram já com foco no Piauí, no Ceará, no Rio Grande do Norte e assim por diante”, disse Haddad.
O ministro também enfatizou o impacto das políticas educacionais e sociais na transformação econômica e social da região, mencionando a expansão das universidades e institutos federais, além de programas como Luz para Todos e Minha Casa, Minha Vida. “ O Nordeste cresce mais do que o Brasil há muito tempo”, disse.
O ministro reforçou que a prioridade do governo é reduzir desigualdades regionais por meio de crédito, financiamento internacional e apoio dos bancos públicos, destacando a orientação do presidente Lula para promover um desenvolvimento mais homogêneo no país.