Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Edital de apoio a produções LGBT é suspenso após crítica de Bolsonaro

A ordem destinaria R$ 70 milhões a filmes e séries de todo o país; na semana passada, presidente afirmou que havia ‘garimpado’ e ‘vetado’ os projetos

Por Redação
Atualizado em 21 ago 2019, 14h05 - Publicado em 21 ago 2019, 14h03

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, suspendeu um edital lançado no ano passado para selecionar séries e filmes com temática LGBT que receberiam recursos do Fundo Setorial do Audiovisual. A portaria, antecipada pelo Radar, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 21, poucos dias depois do presidente Jair Bolsonaro afirmar que ia vetar o repasse de recursos a essas produções.

A suspensão se dará pelo prazo de 180 dias, prorrogável por igual período, em decorrência “da necessidade de recompor os membros do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual – CGFSA”, justifica a portaria. Segundo o texto, haverá ainda uma “revisão de critérios e diretrizes para a aplicação dos recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, bem como que sejam avaliados os critérios de apresentação de propostas de projetos, os parâmetros de julgamento e os limites de valor de apoio para cada linha de ação”.

Entre as catorze categorias de produções audiovisuais que seriam apoiadas pelo edital suspenso, há diversidade de gênero, sexualidade, raça e religião, sociedade e meio ambiente, manifestações culturais, qualidade de vida e biográfico. O edital foi aberto em março de 2018 com previsão de destinar 70 milhões de reais a projetos de todo o país.

Na semana passada, durante um vídeo ao vivo, o presidente Bolsonaro criticou projetos voltados à temática LGBT que haviam sido pré-selecionados pelo edital. As obras teriam uma participação financeira da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Ele disse que havia “garimpado” e vetado as produções e que teria “degolado tudo” se a Ancine “não tivesse, em sua cabeça toda, mandatos”.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.