O drama de Ivana (Carol Duarte) na novela A Força do Querer, de Gloria Perez, ao enfrentar a transição do gênero feminino para o masculino, terá capítulos dramáticos na próxima semana. Após a mãe, Joyce (Maria Fernanda Cândido), flagrar a filha simulando que fazia a barba no banheiro, vestida como um garoto, ela agora encontrará as mechas da menina pelo chão, e entrará em desespero. Mais do que uma mudança de visual, será uma virada que transformará Ivana em Ivan.
Para gravar as cenas cruciais na guinada de Ivana, aquela em que ela conta à família ter descoberto que na verdade é um garoto e a sequência em que corta, com as próprias mãos, os cabelos longos, a produção da trama esvaziou o estúdio. As cenas foram gravadas todas em um mesmo dia, que previa apenas essas sequências, para que não houvesse interferência no set e os atores pudessem se concentrar nos sentimentos que o texto pedia.
Funcionou. A carga emocional da cena em que Ivana corta os cabelos foi tão alta que, ao final da gravação, a atriz Claudia Mello (a Zu do folhetim) abraçou e elogiou Carol Duarte. “Que atriz sensacional”, disse.
A bola estava mesmo com ela. Antes de as câmeras serem ligadas, Dan Stulbach, que faz o pai de Ivana, gritou: “Arrasa, Carol!” Sob a direção de Rogério Gomes, que promoveu uma conversa com os atores antes de gravá-los, a atriz entrou em cena.
A Globo revelou o novo corte da personagem na tarde desta quarta, em suas redes sociais. Duas imagens mostram o momento no qual Ivana tira os cachos com uma tesoura e uma terceira revela a menina já com o novo cabelo. Na legenda, um trecho da música True Colors (Cores Verdadeiras), de Cyndi Lauper, que é trilha da personagem na novela. “Eu vejo as suas verdadeiras cores e é por isso que eu te amo, então não tenha medo de mostrá-las.”