Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

#VirouViral

Por Duda Monteiro de Barros Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Como surgem e se espalham os assuntos mais comentados da internet
Continua após publicidade

Brastemp ressuscita campanha antológica e viraliza

A marca de eletrodomésticos fez uma 'homemenagem' ao bordão que a consagrou

Por Luísa Costa 20 out 2017, 20h24

Bem antes da era dos memes, campanhas publicitárias e novelas cunhavam os bordões que ficavam na boca do povo – às vezes, por décadas. Até hoje, quem nasceu antes de 1991 deve entender o que significa quando dizem que algo “não era assim, uma Brastemp” – comprovando o êxito da publicidade.

A campanha da agência Talent, gravada naquele ano e estrelada pelo músico Wandi Doratiotto e o ator Arthur Kohl, foi dirigida pelo cineasta Fernando Meirelles e se tornou um grande hit, sendo reprisada em outras versões até 2003.

Neste ano, com o intuito de fazer homenagem (ou ‘homemenagem’) da nova geração às outras gerações de produtos da marca, trouxeram de volta Doratiotto e Kohl ao lado de celebridades que, voluntariamente ou não, também caíram na graça da audiência com seus bordões – como Glória Pires, Susana Vieira, Carolina Ferraz e Bela Gil.

 

Hoje com “60 e tantos” anos, Wandi Doratiotto conta a VEJA ter ficado surpreso com o convite e com a repercussão da peça feita para as redes sociais – foi tanta que passará, também, na televisão. “Há muito que eu vinha fazendo minhas coisas [na música e no teatro], dando entrevistas, sempre voltava a pergunta ‘e a Brastemp?’, e eu questionei por que não nos chamavam de novo”. Segundo ele, não deu um mês e já o procuraram. “Tudo foi uma confluência muito boa, ficou um residual afetivo. Fiquei muito contente.”

A mesma surpresa veio com o primeiro convite, em 1991, quando tinha 38 anos e estava ocupado com sua banda Premeditando o Breque. Wandi achava que a publicidade não era seu negócio, mas ganhou confiança quando Fernando Meirelles o convidou para participar por ser engraçado. “Foi assim que rolou e foi um upgrade na minha vida que eu não esperava.”

Longe do dilema de choque de gerações, o músico explica o que era se sentir um “meme” quando essa palavra sequer existia. “Tinha aquela mensagem que todo mundo pegava. E você é lembrado mais vezes. Por exemplo: fizemos uma peça que abria com o sofazinho da propaganda da Brastemp porque era um código que todo mundo conhecia.”

Relembre o primeiro comercial:

Continua após a publicidade

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.