Dez jovens brasileiros com Síndrome de Down foram selecionados para viajar sozinhos para Orlando, nos Estados Unidos. Eles participaram da Expedição 21, um programa de imersão gratuito que estimula a autonomia de adultos com Down. Entre os dias 23 a 29 de outubro, os escolhidos de várias regiões do Brasil receberam mentorias voltadas à iniciação da vida adulta, além de visitar parques da Disney World, com finalidades empreendedoras.
“A jornada começou no dia 22 de outubro, em Campinas, com a concentração dos expedicionários e seus pais. Eles já estavam com as equipes divididas e as provas já começaram dentro dessa concentração e tiveram continuação no aeroporto, no embarque e dentro do voo da Azul, uma das patrocinadoras. Chegaram com a equipe no dia 23 e já tiveram aulas sobre iniciação da vida adulta, como morar sozinho. Essas aulas se estenderam até o dia 29. Os jovens, com Síndrome de Down, fizeram visitas na Nasa, na Disney e no Sea World em Orlando”, explica Alex Duarte, criador do programa.
A Expedição 21 oferece uma experiência inovadora para adultos com deficiência intelectual, fora do ambiente familiar e da sua rotina, que aposta, autoriza e foca nas potencialidades. Durante quatro dias, os participantes precisaram tomar suas próprias decisões, resolver conflitos, lidar com a convivência e principalmente ser responsável por si e pelo outro. Por conta disso, o projeto, que está na sua terceira edição, foi transformado em um documentário educativo que pode ser assistido na Amazon Prime.