Há uma semana, a Arezzo começou a divulgar a campanha que marca seus 50 anos. A empresa de calçados e acessórios preparou uma coleção que resgata modelos de sapatos e sandálias das últimas cinco décadas. Próxima protagonista da novela das 9, Travessia, Jade Picon foi uma das modelos convidadas para a campanha. Imediatamente surgiram críticas por colocar a influenciadora e agora atriz para divulgar produtos cuja estética lembra elementos africanos.
Procurada, a marca emitiu o seguinte comunicado: “Em setembro de 2022, a Arezzo comemorou 50 anos e, entre uma série de iniciativas, convidou 5 novos talentos da moda brasileira para reinterpretar um modelo clássico da marca de cada década. Uma das marcas colaboradoras deste projeto foi a Meninos Rei, dupla de estilistas pretos e baianos, que recriou um dos modelos mais conhecidos da Arezzo, a sandália Anabella, representada em campanha por duas vozes femininas brasileiras – Clara Buarque, atriz e cantora (filha de Carlinhos Brown) e Jade Picon, influenciadora e atriz. A coleção e campanha não foram construídas com o tema de homenagem a mulheres africanas, mas de uma representação dos 50 anos da Arezzo, com o DNA criativo de cada marca participante do projeto. Em toda a campanha de Arezzo 50 anos, estiveram presentes outras mulheres negras, como Sheila Bawar (modelo), Cecilia Chancez (cantora) e Malia (cantora)”.
Veja algumas das reações à campanha na internet:
https://twitter.com/atailon/status/1574930676339552256
https://twitter.com/LeviKaique/status/1574853916726071303
https://twitter.com/cassi_oAno/status/1574892948520673281