Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

A curiosa parceria do Mercado Livre em realities da TV Globo

Iuri Maia, do e-commerce, e Felipe Castano, do Mercado Pago, falam de patrocínio das marcas em programas como ‘Estrela da Casa’

Por Giovanna Fraguito 21 ago 2024, 10h00

O novo reality show da TV Globo, Estrela da Casa, que estreou nesta terça-feira, 13, marca a consolidação do banco digital Mercado Pago e do e-commerce Mercado Livre como patrocinadores de programas de entretenimento televisivo. Em 2024, o Mercado Pago intensificou sua atuação em marketing (40 por cento a mais), combinando patrocínios a eventos musicais com campanhas. Já para o Mercado Livre, o novo programa é a terceira investida em reality shows, após entrarem no Big Brother Brasil, desde que a Americanas não renovou o contrato devido a problemas financeiros e judiciais.

“Hoje na América Latina, o reality show é um dos principais territórios de entretenimento. Não só pela audiência, mas pelo poder de gerar conversa. Em rede social, em conversas na rua, no Uber, por exemplo, traz força enorme. E para a gente como marca é importantíssimo estar nessas conversas. Nosso foco em reality é trazer ações e conteúdos que não sejam só falar de produto de maneira superficial, mas estar junto nessa construção, com os produtores e os diretores, de trazer ações que são experiência na narrativa”, explica Iuri Maia, head de Branding do Mercado Livre, em conversa com a coluna GENTE.

 Felipe Castano, diretor de Marketing do Mercado Pago, complementa apontando que a ideia não é só fazer publicidade que interrompa a programação, mas que interaja com consumidores. “A gente entende que reality show é uma coisa incrível. E quando a gente fala de serviços financeiros, a gente sabe que tem complexidade grande para nossa população. O reality nos permite, de um jeito interativo, explicar os produtos de uma maneira muito diferente de um comercial de 30 segundos”.

Mas nem sempre é fácil lidar com produtos que não têm um roteiro para se seguir à risca. É normal, neste tipo de programa, que surjam situações que não são positivas – como casos de machismo, racismo, homofobia e intolerância praticados por algum dos participantes. “Temos um time olhando cada detalhe do que acontece nos programas, 24 horas, para manter a saúde de marca e reputação, inclusive atuando externamente caso necessário. Muitas vezes a própria Globo busca a gente para dividir informação, de algo que estão monitorando, e que pode gerar polêmica, antes mesmo de chegar ao público final. A gente vai coordenando, entrando em reuniões, de como a gente contorna isso”, explica Iuri.

Para o Estrela da Casa, aliás, as marcas entram com inserções nas provas e festas, com uma atração musical promovida pelo Mercado Livre, além de promoções para os consumidores.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.