Quem morre em ‘The Last of Us’ e o que acontece a seguir
Um dos personagens principais da série se despediu de forma brutal da trama exibida pela HBO e Max

[ATENÇÃO: ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS DA SEGUNDA TEMPORADA DE THE LAST OF US]
A HBO e Max exibiram o segundo episódio da nova temporada de The Last of Us na noite de domingo, 20, e o capítulo terminou com o desfecho brutal de um dos protagonistas da produção, Joel, interpretado por Pedro Pascal. Como a história é baseada no jogo homônimo da Sony feito para os consoles PlayStation, os fãs da saga já esperavam pela morte do personagem, já que essa tragédia é o fio condutor de The Last of Us 2. Apesar disso, a adaptação desse arco para as telas foi dilacerante.
Na história, Abby (Kaitlyn Dever) busca Joel para matá-lo em vingança pela morte de seu pai, o médico que operaria — e acabaria matando — Ellie (Bella Ramsay) no final da primeira temporada, quando os Vaga-Lumes, grupo de resistência, tentava achar uma cura para o vírus da praga parasitária Cordyceps que transforma as pessoas em zumbis. Sem hesitar, o protagonista atirou e matou o pai de Abby, que estava desarmado. Com isso, a rebenta passou cinco anos atrás do algoz do médico, chegando ao momento em que se passa a segunda temporada.
Por um acaso do destino, Joel estava fazendo uma patrulha com Dina (Isabela Merced) pelas montanhas, sem imaginar que uma grande inimiga se escondia por ali para tentar invadir a comunidade de Jackson, onde ele e Ellie moram com várias outras pessoas e treinam para combater os descerebrados. Ao se aproximar de Joel e Dina, Abby acabou acordando um exército de zumbis, que a atacaram e depois atacaram Jackson, e, coincidentemente, Joel salvou a vida da jovem, que levou a dupla até o chalé onde seu grupo se escondia. Lá, Abby torturou e matou Joel sem qualquer misericórdia, atirando em sua perna e o agredindo com um taco de golfe.
Na procura por Joel, Ellie encontrou o chalé e testemunhou a morte brutal do homem que considerava seu pai — apesar de eles terem começado a temporada se desentendendo por motivos que ainda não ficaram claros.
Criador e produtor da série, Craig Mazin revelou em uma entrevista ao The Hollywood Reporter como será o futuro da série sem o seu protagonista — que na verdade continuará na história, mas através de flashbacks. “É importante que as pessoas fiquem chateadas, mas também que agora se conectem com os personagens da série que estão tão chateados, se não mais, do que elas. O que vão fazer agora? Além disso, personagens que achamos que se foram nem sempre se vão. Sei o quão poderoso é o resto desta história e o quanto estamos envolvidos nesses outros relacionamentos. Mas Joel sempre estará lá. Lembro-me de dizer a Nico Parker (que interpreta a filha de Joel, Sarah, na estreia da série): “Nico, você fica na série por uns 25 minutos, mas nunca vai embora”. E Joel nunca vai embora”, declarou o executivo.
Nos próximos episódios, o público verá como Ellie lida com o luto pela morte de Joel, junto com o irmão dele, Tommy (Gabriel Luna), e outros personagens e sua sede de vingança contra Abby, iniciando outro arco da busca incessante por reparação. Após a invasão dos zumbis em Jackson, a comunidade também precisará se reconstruir após a perda não só de Joel, mas de outros membros da cidade.
A segunda temporada de The Last of Us terá sete episódios, que vão ao ar aos domingos à noite, e a série já tem uma terceira temporada confirmada pela HBO.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial