ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Real Estate

Por Renata Firpo Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Grandes negócios e tendências do mercado imobiliário. Renata Firpo é publicitária, consultora imobiliária e advogada pós-graduada em Direito imobiliário

Como a redução do dólar mexeu com os ânimos do mercado imobiliário

Cotação da moeda ficou abaixo de 6 reais pela primeira vez desde dezembro

Por Sergio Ruiz Luz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 23 jan 2025, 17h47

Na último dia 20 Donald Trump se tornou o 47º presidente dos Estados Unidos. Junto com medidas, decretos e promessas polêmicas, um efeito já foi sentido aqui no Brasil: a queda do dólar, que fechou abaixo de 6 reais. Foi a primeira vez que isso aconteceu desde dezembro. A variação tem a ver com possíveis mudanças nas políticas de tarifas comerciais dos Estados Unidos prometidas pelo recém empossado chefe da Casa Branca.

O dólar tem influência direta no mercado imobiliário brasileiro e o setor recebeu de uma forma positiva a noticia de algum alívio no câmbio. As flutuações no valor do dólar podem impactar toda a rede, começando com os insumos da construção. Quando o dólar sobe em relação ao real, o custo da construção tende a aumentar, já que muitos materiais são importados. O índice da Construção Civil (Sinapi) apresentou um aumento de 0,41% em abril de 2024, a maior taxa desde setembro de 2022. O acumulado do ultimo ano atingiu 2,51%.

Caso se confirme daqui para frente, o movimento de queda da moeda norte americana pode animar investidores brasileiros que buscam alocar seu dinheiro nos Estados Unidos, mas seguem inseguros com as seguidas altas que a moeda vinha mantendo. Agora pode ser o momento de retomar esse plano. Alexandre Fraga, brasileiro residente na Florida e que atua no mercado imobiliário de lá, está confiante. “O brasileiro residente no Brasil segue comprando bastante e escolhendo, principalmente, investimentos em construções porque o giro é rápido e a rentabilidade excelente”, afirma ele.  Com a redução do dólar, o montante de investidores tende a crescer, interessados em aplicar seus rendimentos e construir um patrimônio em um país com uma segurança econômica muito maior que a do Brasil.

Os especialistas não conseguem afirmar se essa redução do dólar se manterá por muito tempo, mas isso não estraga a boa notícia, que ajuda bastante a organizar os planejamentos de investimentos no setor imobiliário neste início de ano. Que venham mais noticias boas para animar e aquecer o mercado.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 10,99/mês

"*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês."

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.