Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Real Estate

Por Renata Firpo Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Grandes negócios e tendências do mercado imobiliário. Renata Firpo é publicitária, consultora imobiliária e advogada pós-graduada em Direito imobiliário

A inovação do mercado imobiliário brasileiro para os recém-divorciados

Crescimento de separações no país abriu as portas para um produto específico aos descasados

Por Sergio Ruiz Luz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 14 out 2025, 08h19

O aumento expressivo dos divórcios no Brasil tem provocado um fenômeno curioso no mercado imobiliário: o surgimento de uma nova fatia de consumidores que buscam recomeçar a vida com praticidade e discrição. Nesse contexto, o setor começa a enxergar oportunidades em meio às dissoluções conjugais, oferecendo produtos voltados a quem precisa de um novo lar, mas não possui tempo (ou paciência) para lidar com as burocracias típicas de uma mudança, sobretudo em um momento pessoal tão conturbado e cheio de novidades.

De acordo com o IBGE, o país registrou 440.827 divórcios em 2023, um crescimento de 4,9% em relação ao ano anterior. Mais revelador é o fato de o tempo médio de duração dos casamentos ter diminuído para 13,8 anos, ante 15,9 em 2010. O dado indica que as separações estão ocorrendo em fases mais ativas da vida, quando carreiras, filhos e patrimônio ainda estão em formação. Isso criou uma demanda específica para um novo tipo de produto, algo que o mercado soube aproveitar bem: surgiram a partir dessa necessidade imóveis prontos, bem localizados e com soluções imediatas.

Com base nesse contexto, a construtora catarinense PROCAVE decidiu inovar. Com 47 anos de trajetória, a empresa lançou um modelo que une conveniência, segurança e inovação: o “test home”. O local escolhido para o investimento foi Itajaí, cidade com o maior PIB de Santa Catarina e uma das cinco com as maiores valorizações imobiliárias do país, segundo o FipeZAP.

Inspirado em práticas internacionais conhecidas como “rent to own” e no conceito de “test drive” bastante conhecido no setor automotivo, o modelo permite que o comprador viva a experiência de morar no imóvel antes de decidir pela compra. No empreendimento Space Soul, os apartamentos são alugados por dois anos, com a possibilidade de se converter parte do valor pago em crédito para aquisição. Se a decisão for tomada nos primeiros 12 meses, até 75% do valor do aluguel é abatido; após esse período, a conversão é de 50%.

“A jornada de um recém-divorciado é marcada por decisões complexas. O modelo oferece uma pausa estratégica: morar, testar, reorganizar a vida e decidir com segurança”, explica Clovis de Albuquerque, diretor comercial da PROCAVE. “Oferecer imóveis prontos e mobiliados é dar ao cliente o conforto de uma transação sem riscos e sem surpresas”, completa.

Continua após a publicidade

A estratégia comercial da incorporadora é interessante, principalmente por oferecer uma solução completa, mas não chega a ser novidade, pois já existe uma modalidade de comercialização que permite esse modelo de negócio, é o chamado contrato de aluguel com opção de compra. O proprietário e inquilino assinam um contrato de locação que inclui a possibilidade de compra ao final do prazo. O documento pode estabelecer um valor fixo para o imóvel ou definir critérios para reajuste. É estipulado um período (geralmente entre 1 e 3 anos) no qual o inquilino pode exercer o direito de compra. Caso ele não compre dentro do prazo, o imóvel pode ser alugado para outra pessoa ou vendido para terceiros.

Para a PROCAVE, o “test home” vai além de um modelo de negócio: é um reflexo das novas dinâmicas sociais e emocionais do país. Em tempos de relações mais curtas e recomeços mais frequentes, o mercado imobiliário descobre uma forma de atender quem precisa de ajuda para reorganizar a vida em um momento tão conturbado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

O mercado não espera — e você também não pode!
Com a Veja Negócios Digital , você tem acesso imediato às tendências, análises, estratégias e bastidores que movem a economia e os grandes negócios.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.